Alunos visitam Câmara Municipal após dois anos de restrições presenciais

Estudantes do Colégio Cívico-Militar Dom João Bosco conheceram as instalações e as atribuições do Poder Legislativo Municipal, após dois anos de restrição presencial por conta da covid-19. Alunos, professores e vereadores consideraram a experiência positiva e importante para a formação política dos jovens cidadãos.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Cívico-Militar Dom João Bosco, situado no bairro Roça Grande, estiveram visitando a Câmara Municipal de Colombo na manhã de hoje (21). A visita contou com cerca de 51 estudantes acompanhados pelas professoras Andrelina Dombrowski e Renata Silva. Na ocasião, os visitantes percorreram as dependências da Casa de Leis e conheceram a Galeria dos Presidentes.

Após as saudações iniciais dos parlamentares, coube a Lucirene Cavassin, chefe da Divisão de Apoio Legislativo e ao servidor Gabriel Marcondes de Moura ministrarem uma palestra sobre o funcionamento do processo legislativo, as formas de participação da sociedade no processo político e as atribuições dos vereadores. Em seguida, os alunos se revezaram em perguntas aos parlamentares sobre as demandas da população, a rotina da Câmara, entre outras curiosidades.

Os alunos foram guiados também para conhecer a Galeria dos Presidentes. Na sequência, eles foram recepcionados pelos vereadores Pastor Carlinhos e Professor Roger. Na oportunidade, os estudantes fizeram as suas perguntas, considerações e reinvindicações.

Os vereadores parabenizaram a iniciativa das professoras e a participação dos estudantes. “Gostaria de cumprimentar a escola e as professoras pela iniciativa de trazer vocês aqui na Câmara, pois o contato com o Poder Legislativo é muito importante. Os jovens precisam se interessar e acompanhar mais a política.”, comentou o vereador Pastor Carlinhos.

O vereador Professor Roger destacou a importância da participação política dos jovens e do voto consciente. “Alguns de vocês votarão nas eleições desse ano. “O voto é muito importante. A maioria de vocês, que são eleitores, devem pensar em quem irão colocar no governo. Vocês precisam pensar no interesse coletivo. Portanto, devem votar nos candidatos que pensem no bem comum, na coletividade, em políticas públicas que beneficiem a todos e que estejam preocupados com a população”, frisou.

A professora Andrelina Dombrowski frisou a importância da visita para promover a conscientização sobre a importância da participação política. “O tema da política já vem sendo trabalhado em sala de aula. Os estudantes estão conhecendo e compreendendo como funciona um processo eleitoral democrático na prática, a importância do Legislativo na nossa sociedade e o nosso papel enquanto cidadão crítico e reflexivo responsável pela escolha dos nossos representantes. Buscamos através do conhecimento identificar e reconhecer a importância da Democracia e em como ela é responsável por uma sociedade cada vez mais justa, participativa e menos desigual”, declarou a docente.

Ao final, os parlamentares parabenizaram os alunos e as professoras pelo interesse pela política e salientaram que a Câmara Municipal estará sempre de portas abertas para receber todos aqueles que queiram ver de perto a atuação dos vereadores e o funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

Foi anunciado que, o Colégio Cívico-Militar Dom João Bosco está participando do Projeto Parlamento Jovem, uma parceria entre a Secretaria de Educação e do Esporte (SEED) e o Tribunal Regional Eleitoral (TER-PR) que tem como objetivo despertar o interesse político nos nossos jovens. Alguns dos alunos da instituição são candidatos a vereadores mirins.

Programa Parlamento Jovem – O projeto propõe a alunas e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio a experiência de participar de um processo eleitoral e de conhecer o trabalho das Câmaras Municipais. Os alunos-candidatos, antes de serem eleitos, precisam filiar-se a um partido político, devem ser escolhidos em convenção partidária e realizam uma campanha eleitoral entre seus colegas-eleitores. Depois de eleitos, recebem capacitação nas Câmaras Municipais para conhecer o processo legislativo e, ao final dos trabalhos, têm a oportunidade de propor um projeto de lei.

Como Agendar – As visitas orientadas apresentam aos participantes a Casa Legislativa e sua estrutura funcional, além de informações sobre o Poder Legislativo, o papel do vereador e as formas de participação dos cidadãos, com o objetivo de promover a aproximação da sociedade com a instituição. Os interessados que desejarem agendar visitas devem procurar a equipe de Divisão de Apoio Legislativo, através do telefone 3656-4433 ou pelo e-mail camaracolobo@onda.com.br. As datas precisam ser definidas com antecedência. Ressaltamos que o Legislativo colombense está sempre à disposição e de portas abertas para receber a comunidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *