Vereadores deliberaram uma pauta com três proposituras. Todas as matérias são de autoria dos edis.
O Plenário da Câmara Municipal de Colombo se reuniu nesta terça-feira (12), a partir das 16h, para votar, entre outras propostas, o PL 1089/2023 que altera o artigo 1º da Lei Municipal 1005/2007, que dispõe sobre a reserva de vagas para afro-brasileiros em concurso públicos para o provimento de cargos efetivos e dá outras providências”. A matéria aprovada é de iniciativa do vereador Anderson Prego (PT).
Em votação única, também recebeu aval dos parlamentares colombenses o Requerimento 2/2024, elaborado pelo presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PP). O documento requer na forma do artigo 1º, § 1º e artigo 104, inciso IV, do Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Colombo, que a realização da Sessão de Posse do Prefeito, Vice-prefeito e dos Vereadores para a Legislatura 2025-2028, no dia 1º de janeiro de 2025, seja no Pavilhão de Eventos Professor Altair da Silva Leme – Bosque da Festa da Uva, às 10h.
Outro projeto também avançou no Parlamento colombense. Trata-se do Projeto de Resolução 1/2024 que institui a Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas no âmbito do Câmara Municipal de Colombo. Proposto pela Mesa Diretiva, a propositura foi aprovada em primeiro turno de discussão e votação. Antes de seguir para a sanção do prefeito e se tornar lei, a proposição ainda precisa ser submetida à segunda discussão e votação do Plenário.
Pequeno Expediente – Nesse espaço, o vereador Ratinho Gotardo (PSD) abordou sobre a segurança pública do município de Colombo. “Esse assunto é de interesse coletivo. Hoje temos muito a celebrar, pois a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado divulgou dados positivos da nossa cidade. Os esforços coletivos estão fazendo a diferença. Houve redução de crimes violentos e homicídios. Isso é uma conquista significativa. Porém, dependemos do comprometimento e da colaboração de todos, inclusive da comunidade. Quando as instituições públicas e a população trabalham juntas, as chances de promover uma cidade mais segura e justa aumentam consideravelmente. No entanto, sabemos que há muito a ser feito. Continuamos trabalhando na conclusão da Delegacia Cidadã e na luta pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher. A demanda por segurança é crescente. Quero destacar também o programa “Colombo Mais Conectada”. A ampliação do monitoramento por câmeras tem proporcionado maior segurança e proximidade com a população”, disse o vereador.
Outros Temas – Em suas explicações pessoais, os vereadores falaram sobre alguns temas relevantes. O vereador Joel Bueno (PSD) falou sobre a construção e a licitação da Delegacia Cidadã de Colombo. O vereador Professor Roger (Podemos) abordou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), elaborada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL – SP), que propõe o fim da escala de trabalho 6X1 (seis dias de trabalho, um de descanso). Já o vereador Anderson Prego (PT) fez suas considerações sobre os dois temas abordados pelos vereadores Joel Bueno (PSD) e Professor Roger (Podemos).