Encontro foi promovido pela vereadora Dolíria Strapasson.
Na tarde desta quinta-feira (9), na sede do Legislativo Municipal de Colombo, o padre Fonseca Kwiriwi, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada na Sede do município, ministrou uma palestra com o tema “Mulher e Mãe”.
Atendendo ao convite feito pela vereadora e procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Colombo, vereadora Dolíria Strapasson (PSD), o sacerdote da Congregação dos Passionistas afirmou que apesar das conquistas das mulheres na sociedade contemporânea, muitos direitos ainda lhe são negados, reforçando a importância desse assunto nas discussões da sociedade civil e do Estado.
Em sua palestra, Padre Fonseca falou sobre comportamentos e relacionamentos abusivos e/ou tóxicos. “Geralmente, as mulheres têm extrema dificuldade em identificar o parceiro abusivo. Infelizmente, o abuso nem sempre é óbvio. A vítima, não reconhece ou até mesmo tem conhecimento sobre, e ignora o fato de que se trata de uma relação violenta e abusiva. Muitas vezes, este companheiro violento e controlador é capaz de reverter toda uma situação de abuso, o que desencoraja as vítimas a denunciar e proteger os agressores. Para ter controle, os abusadores fazem é algo como “dar migalhas” às vítimas. De repente, eles elogiam, dão presentes, propiciam bons momentos, como se isso apagasse todos os maus tratos que a pessoa sofreu. Esta é uma maneira esperta e manipuladora de reconquistar a confiança do outro. São muitas as mulheres que desenvolvem problemas de autoconfiança e autodeterminação, causando até mesmo, em casos mais graves, a depressão. As vítimas precisam fazer a denúncia. As mulheres precisam tomar coragem de expor o que acontecem com elas. Por isso, as vítimas precisam de ajuda, de apoio, pois sozinhas, muitas delas, não conseguem se livrar desse tipo de relacionamento”.
O presbítero ainda mencionou que outras questões podem interferir na decisão do término, como “a educação recebida por sua família, opinião dos amigos e familiares, a criação dos filhos, a ausência do pai, muitos anos de convivência matrimonial, condição financeira, medo de uma possível retaliação agressiva do parceiro”. Ele orientou que as mulheres devem olhar para si próprias e também refletirem sobre a sua qualidade de vida atual.
O evento contou com a presença da vereadora Dolíria Strapasson (PSD), dos assessores e servidores da Câmara Municipal, além da comunidade colombense. Na oportunidade, os presentes puderam fazer as suas considerações e questionamentos.