Câmara Municipal de Colombo tem sessão plenária nesta quarta-feira (3)

Após o feriado nacional de Finados, os vereadores colombenses estiveram reunidos em sessão ordinária nesta quarta-feira (3), para abordarem assuntos importantes para o município. Na plenária, houve a divulgação e votação de projetos de lei dos Poderes Executivo e Legislativo, além da deliberação das indicações feitas pelos parlamentares. Também é possível assistir às discussões e votações pelo canal oficial do Legislativo no YouTube.

Mesa Diretiva na 38ª sessão ordinária realizada no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Devido ao feriado nacional de Finados (2), a Câmara Municipal de Colombo realizou mais uma sessão ordinária da 18ª Legislatura , sob a presidência do vereador Vagner da Viação (PP) e com a participação de 14 edis , nesta quarta-feira (3). Foi procedida a leitura de novos projetos encaminhados pela Administração Municipal, bem como houve deliberação das indicações e dos projetos de lei que já tramitaram pelas comissões permanentes do Poder Legislativo.

Na Ordem do Dia, quatro PLS assinados pelo Poder Executivo foram apreciados em segunda votação. Os PLs nº 52/2021 e 53/2021 autorizam o Poder Executivo a cederem os usos de bens imóveis em favor do Estado do Paraná onde estão instalados o Colégio Estadual Professor Antônio Lacerda Braga e o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, respectivamente. O PL nº 54/2021 altera a Súmula, altera o caput e parágrafo único do art. 1º, art. 2º, inciso I do art. 5º, inciso II do art. 6º, art. 7º e art. 10; e; acrescenta o inciso IV e V no artigo 2º, parágrafo único do art. 9º; e; § 1º e 2º do art. 11 da Lei Municipal nº 178/1984 e dá outras providências. Já o PL nº 56/2021 altera o art. 2º, § 1º da Lei Municipal nº 1.583/2021. Todas essas matérias foram aprovadas, por unanimidade, pelo Legislativo.

Dois novos projetos do Poder Legislativo iniciaram tramitação na Casa de Leis. O vereador Anderson Prego (PT) ingressou com o PL nº 1000/2021 com a finalidade de instituir a capacitação destinada aos educadores (professores, pedagogos, diretores, orientadores e outros funcionários da rede de ensino) a fim de detectarem possíveis focos de violência doméstica contra alunos da rede municipal de ensino, no município e dá outras providências. Já o PL nº 1001/2021, assinado pelo vereador Pastor Carlinhos (PP), institui a Semana da Cidadania no município de Colombo e dá outras providências. Na próxima sessão legislativa, essas matérias retornam à pauta e serão votadas em primeira discussão.

A Casa Legislativa também divulgou o veto parcial ao Projeto de Lei do Legislativo nº 935/2021 que dispõe sobre a liberdade religiosa no município de Colombo. A pauta completa da sessão ordinária está disponível em Edital das Sessões. É possível também assistir às discussões e votações realizadas nas sessões plenárias pelo canal do Legislativo colombense no YouTube.

Ainda na sessão plenária foram encaminhadas 10 indicações elaboradas pelos parlamentares que visam beneficiar e melhorar a qualidade de vida da população colombense. Os vereadores sugerem obras e serviços em diversos setores. Essas proposituras seguem para tramitação do Poder Executivo e órgãos competentes para que as providências cabíveis sejam adotadas.

Em suas explicações pessoais, vários parlamentares aproveitaram a oportunidade para se manifestarem sobre a organização, o incentivo e o apoio dado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho na realização da 1ª Festa da Cerveja Artesanal de Colombo, ocorrida no último sábado (30/10). O evento reuniu produtores colombenses de cerveja artesanal e contou com diversas atrações como alimentação em food trucks, espaço kids, exposição de carros antigos, passeio de balão, entre outras atividades.

Confira mais fotos da sessão no Flickr da CMC.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *