Por conta das medidas de segurança à Covid-19, a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores será realizada sem a presença de público. Após a instalação da 18ª Legislatura e posse haverá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. A solenidade de posse será transmitida, ao vivo, pelo canal oficial do Legislativo colombense no Youtube

A Sessão Solene de Instalação e Posse da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Colombo, dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para o mandato 2021-2024 será com acesso limitado. A cerimônia acontecerá no dia 1º de janeiro de 2021, às 14h, no plenário do Poder Legislativo.
Em virtude das restrições impostas pelo agravamento da pandemia, a sessão solene será restrita aos atos protocolares e não será aberta ao público. Apenas os eleitos e os servidores designados para a realização do ato estarão presentes. Assessores, convidados e imprensa não poderão ingressar no prédio da Câmara, mas poderão acompanhar a cerimônia virtualmente. A sessão de posse será transmitida, ao vivo, através do canal da Câmara Municipal de Colombo no Youtube.
Durante a sessão solene serão adotadas todas as medidas sanitárias recomendadas pela Resolução 1488/2020 SESA, no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, especialmente, o uso de máscaras por todos os presentes, distanciamento social e uso de álcool em gel 70% para desinfecção.
A solenidade será presidida pelo parlamentar mais idoso dentre os eleitos, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa de Leis. A vereadora Dolíria Strapasson (PSD), única mulher entre os vereadores eleitos e primeira mulher a presidir o evento de instalação e posse na história do legislativo colombense, assume uma cadeira no Legislativo para cumprir o seu terceiro mandato. Ela também será responsável por conduzir a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021-2022.
Durante a cerimônia, primeiro serão empossados os 17 vereadores eleitos para o quadriênio entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2024. Na sequência, será a vez do prefeito eleito Helder Luiz Lazarotto (PSD) e, em seguida, do vice-prefeito Alcione Luiz Giaretton (REPUBLICANOS).
Na sequência dos ritos de posse será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021-2022, conforme determina o Artigo 23 da Lei Orgânica do Município.
Eleição da Mesa Diretora – Após a cerimônia de posse, será feita uma sessão, ainda com o vereador mais idoso na presidência, para que os parlamentares elejam os integrantes da Mesa Diretora da Casa, que administrará o Legislativo colombense no biênio 2021-2022.
O colegiado é composto por presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários. A votação é secreta, exigida a maioria absoluta de votos (9 votos). Os eleitos ficam automaticamente empossados. A Mesa Executiva têm mandato de dois anos e uma série de atribuições, como/entre elas, dirigir os trabalhos legislativos, elaborar as propostas orçamentárias da Câmara, entre outras.
Renovação – A partir de janeiro de 2021, a Câmara Municipal de Colombo terá 12 novos vereadores. Entre os novatos estão Evandro França (REPUBLICANOS), Rodrigo Coradin (PTC), Renato da Farmácia (DEM), Joel Bueno (REDE), Professor Roger (REPUBLICANOS), Ratinho (PSD), Osmair Possebam (REDE), Nivaldo Jnp (PDT), Giovani Strapasson (PTB), Vital Cabelereiro (PTC), Pastor Carlinhos (PP) e Cezinha Heua (PSL).
Vagner da Viação (PP), Anderson Prego (PT), Sidinei Campos (DEM), Marcos Dumonte (PL) e Dolíria Strapasson (PSD) foram os vereadores reeleitos. Três parlamentares retornam à instituição: Renato da Farmácia (DEM), Ratinho (PSD) e Nivaldo Jnp (PDT). O candidato mais votado no pleito foi Anderson Prego (PT), com 1.702 votos (1,79% dos votos válidos), reeleito para seu terceiro mandato.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Colombo.