Na sessão desta terça-feira (9), conforme a pauta da Ordem do Dia, foram apreciados pelo Plenário 21 proposições parlamentares, entre projetos de lei e indicações. Reunião foi marcada pelos votos de congratulações entregues pelos vereadores.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Os vereadores da Câmara Municipal de Colombo se reuniram na tarde desta terça-feira (9) para mais uma sessão plenária. Na oportunidade, 21 proposições que constavam na pauta da sessão plenária foram deliberadas. Cinco novos projetos de lei iniciaram tramitação na Casa Legislativa, sendo dois enviados pelo Poder Executivo e três oriundos do Poder Legislativo.
Entre os projetos divulgados, o Projeto de Lei do Executivo nº 57/2021 ratifica o protocolo de intenções e autoriza o ingresso do município de Colombo no consórcio intermunicipais das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba e dá outras providências. O Executivo ainda encaminhou outro projeto que institui o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) no município. Trata-se do Projeto de Lei do Executivo nº 58/2021.
De iniciativa do vereador Anderson Prego (PT), o Projeto de Lei do Legislativo nº 1002/2021 dispõe sobre a divulgação da demanda atendida e a não atendida nas unidades de ensino na rede pública municipal de Colombo.
Outro projeto apresentado pelo Poder Legislativo foi o Projeto de Lei nº 1003/2021 que institui no calendário de eventos oficiais de Colombo a “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação”. A matéria é de autoria do vereador Evandro França (REPUBLICANOS).
O Plenário da Câmara Municipal ainda divulgou o Projeto de Lei do Legislativo nº 1004/2021. Proposta pelo vereador Giovani Strapasson (PTB), a propositura dispõe sobre o incentivo ao Turismo Religioso na cidade de Colombo.
Na reunião, os vereadores apreciaram ainda outras matérias, dentre as quais, o Projeto de Lei do Legislativo nº 954/2021. De autoria do vereador Joel Bueno (REDE), a proposição institui a Semana Municipal de Inclusão e Conscientização da Pessoa com Deficiência no município de Colombo e dá outras providências. A matéria, aprovada na primeira fase de votação, deve retornar à pauta do Plenário, na próxima sessão legislativa (16), para ser apreciado de forma definitiva em segundo turno.
Cumprindo a sua função fiscalizadora, os edis também apresentaram 15 indicações de melhorias aos órgãos competentes da municipalidade. Assinaram esses documentos o presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PP) e os vereadores Vital Cabeleireiro (PTC), Giovani Strapasson (PTB), Fabinho Bugalski (PSD), Anderson Prego (PT), Osmair Possebam (REDE), Nivaldo JNP (PDT) e Cezinha Heua (PSL). A íntegra das matérias pode ser acessada em Edital das Sessões.
A sessão ordinária ocorreu com acesso liberado ao público com a capacidade máxima estabelecida de 50% (42 pessoas), mas as medidas de prevenção em decorrência da pandemia da covid-19 estão mantidas, como aferição de temperatura, o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel 70% durante toda a permanência no Plenário e nas dependências da Casa Legislativa., de acordo com as recomendações de biossegurança.
Votos de Congratulações – Os parlamentares Anderson Prego (PT), Evandro França (REPUBLICANOS), Sidinei Campos (DEM), Osmair Possebam (REDE) e Pastor Carlinhos (PP) também realizaram as entregas de 18 votos de congratulações na sessão ordinária. Foram homenageados atletas, desportistas, ativistas sociais, empresários e os vencedores do Miss Colombo nas categorias Infantil, Teenager e Adulto e do Mister Colombo Infantil.
O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Plínio Schmidt, fez o uso da Tribuna Livre para falar brevemente sobre às ações frente a sua pasta e sobre realização da 1ª Festa da Cerveja Artesanal de Colombo que contou com a participação de sete produtores colombenses de cerveja artesanal. “Foi um verdadeiro sucesso, com grande adesão do público. Quisemos valorizar o que é nosso. A nossa cerveja já está sendo comercializada em 10 estados brasileiros e exportando para a Holanda que são reconhecidos internacionalmente. No sábado do evento, cerca de 6.000 pessoas estiveram presentes no Bosque da Uva e mais de 3.000 litros de chope comercializados. Tivemos a satisfação de ter as sete cervejarias colombenses presentes. Não fazemos nada sozinhos. É muito bonito ver esta união e vamos fazer disso uma atração turística de Colombo”, destacou o secretário Plínio.
Confira mais fotos da sessão no Flickr da CMC.
