Câmara realiza a 8ª sessão ordinária do ano

Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, conscientização e prevenção à esporotricose, alerta e prevenção da dengue foram alguns dos temas analisados pelos vereadores durante a 8ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo.

Epidemia de Dengue foi o tema da Tribuna Livre da 8ª sessão ordinária de 2024.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Convidada pelo vereador Vagner da Viação (PP) para participar da Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (26), a diretora do Departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, Marilize Sonntag Okoinski, participou da reunião ordinária, oportunidade em que esclareceu várias questões aos vereadores.

A princípio, Marilize contou sobre o que o município de Colombo está fazendo a respeito da epidemia de dengue e apresentou alguns dados e panoramas epidemiológicos. “No dia 29 de fevereiro, foi aprovada, pelo Conselho Municipal de Saúde, a criação do comitê para a tratativa da dengue. Esse comitê não contempla somente a Secretaria de Saúde, mas também demais órgãos que se fazem necessários para que as ações sejam tomadas em relação ao controle da dengue na cidade. Nesse comitê estão contempladas as Secretarias de Obras, Administração, Meio Ambiente, Comunicação, pessoal da Atenção Básica e a parte clínica de infectologia. No dia 14 de março, foi feita a primeira reunião para o manejo clínico e a criação do plano de contingência. No dia 16 de março, fizemos uma grande ação no município baseada no governo do Estado. Fomos nas ruas com 216 servidores e a primeira-dama, Elis Lazarotto, para trabalharmos nos grandes focos. Foram vistoriados 4.277 imóveis, com orientação de 8.078 pessoas, em quatro horas de ação [8h até 12h]. Eliminamos 1.538 depósitos [ambientes que podem ocasionar os focos]. Foi muito importante essa ação”.

A diretora também comentou sobre o trabalho do manejo clínico que são os atendimentos feitos nas Unidades de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Os sintomas principais da dengue são a febre durante sete dias, dores musculares e nas articulações e dor atrás dos olhos. Estamos orientando a nossa população para que com dois sintomas procurem as unidades de saúde para atendimento imediato e para iniciar o tratamento via oral. Em pacientes mais graves são encaminhados para o Pronto Atendimento. No dia 20 de março, a infectologista fez um treinamento com todos os enfermeiros para reforçar a questão do atendimento. Vocês estão ouvindo sobres os testes rápidos da dengue. O município, através do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP), fizemos uma solicitação do quantitativo. Como sabemos que a compra de insumos é feito via processo licitatório. Então, estamos aguardando o COMESP fazer. Porém, esse teste é muito sensível. O próprio Ministério da Saúde não recomenda esse teste como avaliação de perfil epidemiológico. Orientamos os nossos médicos, de imediato, que já façam o tratamento conforme o sintoma clínico. Até o momento, aqui no município não tivemos casos mais graves, que é a dengue hemorrágica.”, destacou.

Representando a coordenadora Marilda Zanoni da Vigilância Epidemiológica, a servidora da secretária Municipal de Saúde, Salete Cristina do Amaral Costa, forneceu informações sobre o quadro epidemiológico. “Nós recebemos as notificações dos casos de dengue. No mês de janeiro, tivemos 39 casos em Colombo, sendo desses 21 confirmados. Em fevereiro, tivemos 210 casos notificados até o momento, sendo 41 casos confirmados, 102 descartados e 67 que ainda estão em investigação. Para março são 271, sendo 35 positivados, 23 descartados e 213 aguardando investigação e resultados de exames. Está havendo demora devido à grande demanda. Trabalhamos em parceria com o setor de vigilância ambiental que também faz as buscas. Os pacientes têm acompanhamento. Pelo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), temos quatro casos que foram infectados aqui mesmo no município. Os restantes são pacientes que foram infectados em outros locais ou com histórico de viagens”, pontuou.

O gestor do Núcleo de Doenças Endêmicas e Agravos, Rodrigo Marques de Oliveira, afirmou que está tendo a presença do mosquito da dengue em quase todos os bairros do município de Colombo. “Estamos com 30 agentes trabalhando diariamente. Nessa semana, estamos realizando a ação “Colombo Mais Limpa”. Uma ação em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Secretaria do Meio Ambiente. Estamos fazendo a remoção de todos os depósitos do bairro Atuba que está em uma situação bem crítica. No início do mês foram feitas ações no bairro Roça Grande. Pedimos a todos que nos ajudem. O único jeito de vencermos a questão do mosquito é eliminando os depósitos. Algumas pessoas comentam sobre o fumacê de inseticida. Ele não resolve o problema. Só vamos vencer com a conscientização da população”, concluiu.

Os vereadores Anderson Prego (PT), Renato da Farmácia (União), Sidinei Campos (União), Joel Bueno (Rede), Pastor Carlinhos (PP) e Osmair Possebam (Rede) fizeram as suas considerações e questionamentos, sanaram suas dúvidas e parabenizaram pelo trabalho realizado. Durantes os seus pronunciamentos, os parlamentares também fizeram seus apelos e reforçaram o alerta a população e aos gestores municipais para que intensifiquem os cuidados e o combate à dengue na cidade.

Pequeno Expediente – O vereador Fabinho Bugalski utilizou esse espaço para falar sobre o seu período como vereador na Casa de Leis. “Estou a dois anos e três meses como vereador, sendo essa minha última sessão ordinária. Estou aqui para agradecer. Foi um tempo de experiência, aprendizado, amizade, companheirismo. Agradeço a Deus, minha família, meus eleitores e ao prefeito Helder Lazarotto (PSD). Aqui na Câmara, discutimos diversas pautas que busquem sempre o melhor para a nossa população colombense. Saio daqui com a sensação de que pude contribuir com os munícipes. Agradeço o crescimento profissional, político e pessoal que tive nesse período. Eu combati o bom combate”.

Pedido de Informação – Aprovado em votação única, na 8ª reunião ordinária, o documento (Pedido de Informação 03/2024), elaborado pelo vereador Nivaldo JNP (PDT), solicita informações com documentos probatórios sobre a 57ª Festa da Uva de Colombo, referente ao ano de 2024.

Requerimento – Protocolado pelo vereador Rodrigo Coradin (PTC), o Requerimento 01/2024, aprovado em votação única pelo Plenário da CMC, requer na forma regimental, a votação da Redação Final do Projeto de Lei do Executivo 13/2024. A matéria, encaminhada à Presidência da Câmara Municipal, dispõe sobre “alterar disposições das Leis Municipais 1736/2023 e 1744/2023”, a fim de corrigir erro material nos números das dotações orçamentárias.

1ª Votação – Também na sessão, foram deliberadas e aprovadas, em primeira votação, dois projetos de lei oriundos do Poder Legislativo. O PL 1.009/2021, proposto pelo vereador Anderson Prego (PT), declara a “Romaria e Festa de Nossa Senhora do Caravaggio” como Patrimônio Cultural Imaterial do município e a inclui no Calendário Oficial. Já o PL 1.104/2023, elaborado pelo vereador Osmair Possebam (Rede), dispõe sobre a realização de campanha permanente de orientação, conscientização e prevenção à esporotricose, em todas as unidades de saúde situadas no município de Colombo. Os textos ainda precisam passar por segunda votação, em plenário, antes de entrar em vigor.

2ª Votação – Em segundo turno de discussão e votação, a pauta trouxe duas matérias. Proposta da Prefeitura, também na Ordem do Dia da sessão, esteve o projeto que autoriza o Poder Executivo Municipal a permutar imóvel do patrimônio público, matriculado sob nº 41.787 com imóvel de particular, matriculado sob nº 31.500, ambos localizados no Bairro São Dimas (PL 14/2024). Enquanto o PL do Legislativo 1.097/2023 declara de utilidade pública a Associação Projeto de Futebol Formação de Atletas RCS. Essa proposta é do vereador Professor Roger (Podemos).

Indicações – Foram protocoladas pelo presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PP), e pelos legisladores Pastor Carlinhos (PP), Nando Silva (União) e Evandro França (Republicanos) oito proposições legislativas que cobram da Prefeitura Municipal, através das secretarias afins, diversos serviços. Uma proposição foi encaminhada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A íntegra da pauta da Ordem do Dia está disponível em Edital das Sessões.

Confira aqui mais fotos da sessão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *