Lei 1.883/2025 institui a Semana Municipal de Atenção ao Idoso

Iniciativa fortalece políticas de valorização, saúde e envelhecimento digno.

A lei estabelece como um de seus principais objetivos fortalecer a imagem do idoso na sociedade.
(Foto: RSPRESS)

Desde 2025, Colombo passou a contar oficialmente com a Semana Municipal de Atenção ao Idoso, instituída pela Lei Municipal nº 1.883/2025 e incorporada ao Calendário Oficial de Eventos do município. A programação ocorre anualmente na primeira semana de outubro, período que coincide com o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), reforçando o compromisso da cidade com a valorização da população com mais de 60 anos.

Mais do que uma data comemorativa, a Semana foi criada como um instrumento de política pública, com foco na conscientização, prevenção e promoção da saúde física e mental da pessoa idosa, em consonância com as diretrizes da Política Municipal de Atenção ao Idoso.

Valorização, respeito e combate ao preconceito

A lei estabelece como um de seus principais objetivos fortalecer a imagem do idoso na sociedade, reconhecendo seus conhecimentos, experiências e contribuições ao longo da vida. A proposta também prevê ações voltadas ao combate ao preconceito e à discriminação, estimulando o respeito intergeracional e novas formas de participação social da pessoa idosa. Nesse sentido, a Semana se torna um espaço de mobilização da cidade para discutir o envelhecimento de forma mais humana, ativa e integrada à vida comunitária.

Saúde, lazer e convivência

Durante a Semana Municipal de Atenção ao Idoso, o município poderá promover uma série de ações voltadas ao bem-estar da população idosa, como:

  • Atividades culturais e de lazer, incluindo passeios, oficinas e eventos que incentivem a socialização;
  • Programas de saúde mental, como grupos de apoio, terapias em grupo e ações que estimulem o convívio social;
  • Campanhas de vacinação, mutirões de saúde e ações preventivas, como a prevenção de quedas;
  • Incentivo à prática esportiva e de atividades físicas, como forma de promover autoestima, autonomia e qualidade de vida.

Essas ações ajudam a combater o isolamento social, um dos principais fatores de adoecimento entre idosos, além de estimular um envelhecimento mais ativo e saudável.

Parcerias para ampliar o alcance

A lei também autoriza o Poder Público Municipal a firmar parcerias para a realização da Semana, envolvendo clubes de serviço, organizações sociais e assistenciais, igrejas, associações civis e comerciais, além das instituições de longa permanência para idosos. A proposta é integrar diferentes setores da sociedade em torno de um objetivo comum: cuidar melhor de quem já contribuiu tanto para o desenvolvimento da cidade.

Um olhar para o futuro da população idosa

Autor da proposta, o vereador Kiko (União) destacou que a criação da Semana é uma resposta ao desafio do envelhecimento da população. “A data busca reforçar a importância de cuidar e valorizar aqueles que tanto contribuíram para a sociedade, além de lembrar que o envelhecimento é um processo natural da vida e deve ser encarado com respeito e atenção”, afirmou.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, iniciativas como a Semana Municipal de Atenção ao Idoso tornam-se ainda mais relevantes, ao estimular políticas públicas que promovam dignidade, inclusão, saúde e qualidade de vida para quem envelhece em Colombo.