Tribuna Livre: Secretaria de Saúde fala sobre a situação epidemiológica do coronavírus em Colombo

O secretário de Saúde juntamente com sua equipe pediu a colaboração dos vereadores e da sociedade para preservar a vida da população. Eles mantiveram as recomendações do distanciamento social

No espaço destinado à Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (14/4), o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth, acompanhado pela diretora administrativa de Gestão e Controle, Nice Andreia de Moraes Almeida Lara, e pela diretora de Vigilância Sanitária e Promoção a Saúde, Priscila Costa, explanaram sobre os dados epidemiológicos e medidas que estão sendo tomadas com relação a pandemia do novo coronavírus no município de Colombo.

Dr. Antoninho Barth, defendeu que o isolamento social deve continuar ao longo das próximas semanas no município para tentar conter o avanço da pandemia. “Tenho notado no decorrer dos últimos 30 dias que a população não tem acreditado no que está acontecendo com relação a pandemia. O isolamento social é importante, quanto maior o isolamento menor a transmissão do vírus entre as pessoas. Todos precisam acreditar e se conscientizar que esta pandemia vai comprometer a saúde de todo o mundo. Os munícipes têm muitas dúvidas sobre os procedimentos de segurança. Tenho visto muitas pessoas passeando pelas ruas sem preocupação”, advertiu.  

O secretário da pasta pediu o apoio dos parlamentares para que ajudem a orientar a população, especialmente nas suas regiões de atuação. “Quero que os vereadores incluam nas suas rotinas mais esta atividade de orientar e pedir para que a população se cuide. Que eles fiquem em casa para se preservar e preservar quem amam. Observem que o número de casos suspeitos e confirmados vem aumentando a cada dia, inclusive em Colombo. Quero salientar que o contato pessoal deve ser evitado e que a distância mínima de um metro e meio seja respeitada. Sempre que puderem peçam as pessoas para que fiquem em casa”, recomendou.

Da esquerda para a direita: as diretoras Nice Lara, Priscila Costa e o secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth.

Ao encerrar sua explanação, Dr. Antoninho convocou a todos para acompanhar as atividades da saúde no que se refere a prevenção e transparência dos atos da pasta que está a frente no combate dessa pandemia. “Peço a colaboração de todos. É preciso nos apoiarmos neste momento tão difícil. Precisamos preservar a vida de todos”, finalizou o secretário.

As diretoras Nice e Priscila também utilizaram a Tribuna Livre para apresentar alguns dados e medidas preventivas que estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde e pela Prefeitura Municipal no combate ao COVID-19 no município de Colombo.

Priscila Costa, diretora da Vigilância Sanitária e Promoção a Saúde, apresentou as principais ações que a Secretaria de Saúde vem realizando ao longo deste último mês. “Até o momento, Colombo tem oito casos confirmados e nenhum óbito. Estamos priorizando os atendimentos dos sintomáticos respiratórios. Aumentamos a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para protegermos as equipes e os servidores. Estamos realizando treinamentos dos profissionais da área da saúde. Também ampliamos as validades das receitas para que os doentes crônicos não precisem se deslocar”, exemplificou.

Já a diretora administrativa de Gestão e Controle, Nice Andreia de Moraes Almeida Lara , enfatizou os decretos publicados que amparam todas as medidas emergenciais que a Prefeitura vem adotando como a orientação da abertura dos comércios essenciais. “Diariamente estamos revendo as rotinas e as ações para orientar e encaminhar os setores a segurança necessária de trabalho e estada em casa. Também estamos passando diariamente os boletins epidemiológicos para que a imprensa faça o repasse das informações em todas as redes sociais. Nossa preocupação máxima é com a saúde e com o bem estar de todos”, esclareceu.

Indicações – Na pauta da Ordem do Dia foram apresentadas 14 indicações pelos vereadores Anderson Prego (1), Eurico Dino (11) e Marquinho Berlesi (2). Essas solicitações foram encaminhadas à Prefeitura Municipal e para as Secretarias de Educação, Governo, Obras e Viação, Planejamento, Saúde e Urbanismo. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Transmissão ao Vivo – Nesta terça-feira, o Legislativo realizou a sua primeira transmissão ao vivo da história do Legislativo colombense. As transmissões serão feitas todas as terças-feiras, às 16h. A medida foi adotada no sentido de ampliar a comunicação entre o Poder Legislativo Municipal e a comunidade colombense.
Conforme a Portaria 46/2020, o plenário está fechado ao público por tempo indeterminado. O presidente do Legislativo, Vagner da Viação, destaca que essa é uma forma de dar mais transparência e responsabilidade com o munícipe colombense. “Nesse período de pandemia, a transmissão ao vivo é uma forma do cidadão de Colombo acompanhar as sessões e ter ciência das tratativas que estão sendo realizadas aqui nessa Casa de Leis. Precisamos estar próximos da comunidade, sociedade. A transparência nos atos públicos tem que estar em todos os lugares”, explica.

*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Colombo.

“A melhor medicação no momento se chama isolamento”, enfatizou – Dr. Antoninho Barth.
Foto: Silmara Portes/CMColombo