Defesa Social no plano emergencial de Colombo contra o Covid-19 é tema de Tribuna Livre

A secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, atendeu ao convite feito pelo Legislativo colombense para falar sobre o tema na Tribuna Livre

Atendendo ao convite feito pela Câmara Municipal de Colombo, a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, utilizou o espaço destinado à Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (22/4) para falar sobre a defesa social no plano emergencial de Colombo contra o Covid-19.

Abrindo a explanação a respeito, a titular da pasta afirmou que foram necessários realizar vários reordenamentos no orçamento da Secretaria de Assistência Social para poder atravessar esse período de pandemia. Ela também explicou que o plano emergencial constitui em um conjunto de procedimentos preventivos e ações que nortearão a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo (COMPDEC), no atendimento e apoio à Secretaria Municipal de Assistência Social, e que será executado e gerenciado através do gabinete de crise da Defesa Civil Municipal instalado na Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com as demais secretarias municipais, instituições parceiras e sociedade civil organizada.

De acordo com a secretária da pasta, por meio dos indicadores do Cadastro Único foi possível fazer o mapeamento do município. “Nosso público prioritário se compõe de 24.569 famílias do Cadastro Único, 8.760 famílias do Bolsa Família, 1.414 famílias da Família Paranaense, 541 crianças/adolescentes e 894 pessoas idosas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 120 famílias de catadores cadastradas nas associações e 400 famílias de catadores autônomos. Os nossos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram divididos em doze núcleos setoriais da defesa civil (NUDEC), com o objetivo de atender a população do município e ser o canal de informação presencial”, destacou.  

A titular da pasta também apresentou os programas que já estão sendo realizados pelo município nesse período da pandemia do coronavírus. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltado para as crianças, adolescentes e idosos estão recebendo o kit alimento e o kit alimento com verduras. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) fornece uma sacola com cinco quilos de verduras e legumes quinzenalmente e o programa Bolsa Verde oferece uma sacola com cinco quilos de alimentos semanalmente para os catadores. Temos o atendimento particularizado no CRAS que fornece orientações, encaminhamentos, benefícios eventuais e transferência de renda. O Programa Leite das Crianças oferece diariamente 1 litro de leite. Também contamos com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família que oferece atendimento particularizado e encaminhamento para a rede de proteção e o Programa Bolsa Família”, afirmou.

Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para esclarecem as suas dúvidas. Alguns questionamentos foram feitos sobre o cadastro único, recebimento de benefícios, atendimento psicológico e da capelania social. “Quanto ao cadastro único ele é feito espontaneamente pelo público em épocas normais. Por esse cadastro conseguimos mapear as situações de vulnerabilidade. As famílias cadastradas já estão recebendo os benefícios, além das tarifas sociais de água e luz. Nosso município foi contemplado com 20.000 mil vales de auxílio mensal no valor de cinquenta reais para compra de alimentos que compõem a cesta básica para as pessoas mais vulneráveis. Os beneficiários poderão usar o cartão nos mercados credenciados. Referente à capelania, esse serviço conta com o apoio de diversos líderes religiosos. Temos contato direto com os padres das sete paróquias aqui do município. Há uma lista com mais de 50 pastores que já se prontificaram a ajudar. Esse serviço tem como objetivo ajudar as pessoas idosas que estão sofrendo com a solidão e o isolamento. Esse atendimento está sendo feito por oito psicólogos voluntários por meio telefônico”, informou a secretária.  

Projetos de Lei do Legislativo – Na sessão ordinária foram divulgados dois projetos de lei do Legislativo. De autoria da Mesa Diretiva, o Projeto de Lei do Legislativo nº 898/2020, abre crédito adicional suplementar no Orçamento Geral do Município para o Poder Legislativo, no exercício financeiro de 2020. Já o Projeto de Lei do Legislativo nº 899/2020, de autoria do vereador Anderson Prego (PT), declara utilidade pública o Instituto Olhar Solidário (IOS).

Indicações – Os parlamentares apresentaram 12 indicações feitas pelos vereadores Anderson Prego (PT), Elcio do Aviário (PL) e Eurico Dino (PSD). Essas indicações foram encaminhadas à Vigilância Sanitária e para às Secretarias de Administração, Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Meio Ambiente Obras e Viação, Planejamento e Urbanismo. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Pauta das Sessões.

Transmissão ao Vivo – Durante a pandemia do coronavírus, a Câmara vai transmitir as sessões, ao vivo, pelo Canal do Youtube.

*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Colombo.

Confira mais fotos da sessão no Flickr da Câmara Municipal de Colombo

“As ações do Plano Emergencial serão ser atualizadas semanalmente durante a vigência da pandemia”, declarou a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.
Foto: Silmara Portes/CMColombo