Comissão Especial da Covid-19 da Câmara realiza reunião sobre combate à Covid-19 em Colombo

A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Coronavírus do Legislativo colombense promoveu, nesta quarta-feira (17), uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth e o secretário municipal de Governo, Luiz Gilberto Pavin, para deliberar sobre temas pertinentes ao combate da pandemia do novo coronavírus no município de Colombo

A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Coronavírus do Legislativo colombense promoveu, nesta quarta-feira (17), uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth e o secretário municipal de Governo, Luiz Gilberto Pavin, para deliberar sobre temas pertinentes ao combate da pandemia do novo coronavírus no município de Colombo.

Na reunião, os vereadores-membros da comissão especial fizeram seus questionamentos sobre o atual cenário epidemiológico na cidade, ações e estratégias de enfrentamento que vêm sendo realizadas pelas secretarias municipais de Saúde e de Governo do município. Na oportunidade falaram sobre questões e demandas que envolvem academias, bares, canchas esportivas, bares, comércios, filas nas agências bancárias, supermercados e transporte coletivo.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Antoninho Barth, reforçou a necessidade de união entre o Executivo municipal e a sociedade colombense para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus e para o fortalecimento e melhoria do sistema de saúde do município. “Infelizmente, ainda temos alguns colombenses que não se conscientizaram da gravidade da situação. Muitos não estão respeitado o distanciamento social, não estão utilizando corretamente as máscaras. É perceptível que a população está relaxando nos cuidados. O comércio está até dando exemplo, o que estamos com problemas são com as pessoas na rua sem estarem utilizando as máscaras, jogando futebol, festinhas em bares e aglomerações desnecessárias. Diante disso, nós teremos que tomar medidas mais radicais. Nesse momento precisamos orientar, fiscalizar, cuidar, cobrar, exigir, conscientizar e vigiar a nossa população. Cada um tem que fazer a sua parte e redobrarmos os cuidados básicos recomendados. Temos que nos unir e criar uma força-tarefa para auxiliar na fiscalização. Não podemos mais esperar”, enfatizou.

Dr. Antoninho Barth – Secretário Municipal de Saúde

Ainda de acordo com Dr. Antoninho serão realizadas ações educativas em vários pontos da cidade para que haja a conscientização da população. “Estamos colocando barreiras sanitárias em pontos estratégicos da nossa cidade com o objetivo de orientação e pedir ajuda de todos para ajudar a conter o avanço do coronavírus em Colombo e na região metropolitana. As equipes de profissionais da saúde orientarão os motoristas, passageiros e pedestres sobre a importância do isolamento social, hábitos de higiene, uso da máscara, sintomas da doença e realizarão a aferição da medida de temperatura. Caso seja constatado os sintomas da Covid-19, moradores de Colombo serão encaminhados para unidades de saúde e de outros municípios serão orientados para buscarem atendimentos em suas cidades”, destacou.

O secretário municipal de Governo, Luiz Gilberto Pavin, corroborou com as ideias expressadas por Dr. Antoninho. “Muitas coisas boas já foram feitas. Precisamos continuar mantendo um diálogo constante. Na secretaria de Governo estamos com a Guarda Municipal que está orientada a passar nos locais com aglomerações de pessoas. Também estamos incentivando e orientando e conscientizando os colombenses sobre o uso de máscaras. Estamos fazendo isso na parte de fiscalização. Nosso maior problema está em conscientizar a população sobre a gravidade dessa pandemia”, disse.

Ainda de acordo com Dr. Antoninho, o município terá maior número de casos confirmados e de óbitos. Ele explicou que já há um plano para que a Unidade de Saúde do bairro São Gabriel, que ainda está em fase de implantação, seja específica para atendimento e recebimento de pacientes sintomáticos da Covid-19 como estratégia para se evitar a contaminação. “Fizemos um levantamento geral da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O município de Colombo está bem abaixo do índice, mas, infelizmente, os primeiros óbitos ocorreram. Estamos tendo, em média, cerca de 10 a 15 casos de pessoas positivadas diariamente aqui na cidade. A situação é grave, porém ainda não chegamos ao ápice. Estamos calculando e prevendo que o número de mortes será triplicado nos próximos dias”, pontuou.

A Comissão Especial, composta pelos vereadores Anderson Prego (PT), Gilgera (PTB), Jerçon (PTB) e Vardão (PP), segue seus trabalhos, trocando informações e fazendo a devida fiscalização. A Comissão tem 60 dias de acompanhamento, prazo que pode ser prorrogado por mais 30 dias. Tem como objetivo acompanhar e fiscalizar os órgãos ligados ao combate da epidemia e as suas respectivas ações.

*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Colombo.

👉 Confira mais fotos da reunião no Flickr da Câmara Municipal de Colombo

A pauta da reunião foi o atual cenário epidemiológico e as ações e estratégias de enfrentamento que vêm sendo realizadas pelas secretarias municipais de Saúde e de Governo no município de Colombo.
Foto: Silmara Portes/CMColombo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *