Vereadores, prefeito e vice-prefeito tomam posse em solenidade na Câmara

A sessão de posse ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º) no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves. A Câmara Municipal de Colombo instalou sua 18ª Legislatura (2021-2024). A solenidade foi presencial e transmitida, ao vivo, pelo Youtube do Legislativo colombense. Com um índice de renovação de 71%, tomaram posse os 17 vereadores, o prefeito Helder Luiz Lazarotto (PSD) e o vice-prefeito Alcione Luiz Giareton (REPUBLICANOS) eleitos para a gestão 2021-2024. Em chapa única, o Vereador Vagner da Viação é reeleito presidente para o terceiro mandato consecutivo

Sessão de posse dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito na última sexta-feira ( 1º).
Foto: Silmara Portes/CMColombo

Em uma solenidade restrita e transmitida pelo Youtube em cumprimento as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) no combate a pandemia, tomaram posse os 17 vereadores que compõem a 18ª Legislatura, o prefeito Helder Luiz Lazarotto (PSD) e o vice-prefeito Alcione Luiz Giareton (REPUBLICANOS) eleitos para a gestão 2021-2024. Na sequência, o vereador Vagner da Viação (PP) foi escolhido pelos parlamentares como presidente da Mesa Diretiva no biênio 2021-2022.

A vereadora Dolíria Strapasson (PSD), a mais idosa entre os eleitos, conduziu a sessão de posse e instalação da Legislatura conforme dispõe o Regimento Interno do Legislativo colombense. A leitura do compromisso de posse foi realizada pelo vereador Anderson Prego (PT), parlamentar mais votado nas últimas eleições (1.702 votos). Em seguida à posse dos vereadores, foi realizada a posse do prefeito Helder Luiz Lazarotto (PSD) e do vice-prefeito, Alcione Luiz Giaretton (REPUBLICANOS). Em seus discursos, ambos destacaram a importância da união entre os poderes Executivo e Legislativo para melhorar a qualidade de vida dos colombenses.  

“O momento em que estamos vivendo requer união. Temos essa compreensão por parte dos nossos vereadores. Estamos pensando no bem da nossa gente. Já começamos de uma forma diferente. Estamos unidos e pensando na cidade, independentemente de diferenças politicas ou partidárias. Entendendo que o bem maior é a qualidade de vida da nossa população. O nosso município precisa ainda avançar muito. Temos muitas demandas sociais, estruturais a serem vencidas. Somente juntos é que poderemos avançar. Minha palavra hoje é de gratidão a Deus e a cada um de vocês. Destaco a união de propósitos, a importância de buscar o bem comum, esquecendo siglas partidárias e diferenças ideológicas. A nossa ideologia precisa ser o bem da população de Colombo. Vamos trabalhar muito para que isso possa acontecer. Meu compromisso com nosso povo é de trabalho e dedicação. Sabemos do momento delicado que estamos vivendo. Temos um cenário complexo devido à pandemia, mas no decorrer do ano poderemos avançar com a gestão pública. Essa é a nossa missão”, destacou o prefeito eleito.

A cerimônia de posse contou com a presença do deputado federal José Aroldo Souza Martins (PRB), do prefeito reeleito do município de Campina Grande do Sul e vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Bihl Elerian Zanetti, o Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Colombo, Edilson Siqueira, o pastor Rodrigo Siqueira e do Padre José Ronaldo Venâncio dos Santos que representou o Pároco Arlindo Vieira da Igreja Nossa Senhora do Rosário. A íntegra do evento pode ser conferida aqui.

Confira mais fotos da solenidade no Flickr da Câmara.

Eleição da Mesa Diretora – Após a cerimonia de posse, foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2020-2021, conforme determina o Artigo 23 da Lei Orgânica Municipal. A chapa “Muda Colombo” foi a única inscrita no pleito. Por 15 votos,1 contrário e 1 nulo, o vereador Vagner da Viação (PP) foi eleito para o seu terceiro mandato como presidente da Câmara e novamente administrará o Legislativo, agora no biênio 2021-2022. O parlamentar ocupou o mesmo cargo nos biênios 2017-2018 e 2019-2020. Junto com Vagner da Viação, foram eleitos para vice-presidente, primeira, segunda e terceira secretarias, respectivamente, Dolíria Strapasson (PSD), José Osmair Possebam (REDE), Evandro Luiz França (REPUBLICANOS) e Vitalino Camilo de Leris (PTC).

O presidente da Câmara eleito, Vagner da Viação, destacou em seu discurso a importância da união entre os poderes constituídos pelo bem estar da população. “Em um momento diferente tomo posse nesse dia 1º de janeiro de 2021. Momento para refletirmos. Em 2020, nós perdemos entes queridos e amigos, vivemos um isolamento social, mas também foi um ano que precisamos nos reinventar. Superar os mais diversos obstáculos e resgatar valores esquecidos. A pandemia ainda não chegou ao fim. São tempos de responsabilidade em que os poderes constituídos, mais do que nunca, devem se unir pelo bem estar da população. Este Legislativo está disposto a ser solidário com o Executivo. Trabalhando juntos, temos a certeza que iremos superar esse momento. As consequências de tudo o que aconteceu e ainda está acontecendo serão sentidas nos próximos anos. Nós, vereadores, somos a voz da nossa população. Estamos nas ruas, bairros, ouvindo as demandas do nosso povo. Essa legislatura tem a oportunidade de trabalhar e conquistar o respeito do povo colombense. Vejo que todos aqui têm vontade de ser e fazer diferente. Tudo pelo desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida dos nossos munícipes. Desejo a todos que esse ano que se inicia seja de muitas realizações. Que sejamos mais compassivos e solidários. Peço à população que acreditem nessa 18ª Legislatura, porque seremos diferentes”, discursou.  

Após o discurso de posse, o presidente Vagner da Viação (PP) convocou os vereadores para a primeira sessão extraordinária da Legislatura, que foi realizada nesta segunda-feira (4). Neste encontro foram escolhidos os vereadores membros que compõem as comissões temáticas do Legislativo colombense.

Legislatura – A 18ª Legislatura da Câmara tem cinco vereadores reeleitos e 12 novatos. Permanecem na Casa de Leis: Vagner da Viação (PP), Anderson Prego (PT), Dolíria Strapasson (PSD), Marcos Dumonte (PL) e Sidinei Campos (DEM). Dos eleitos que renovam a Câmara, três já atuaram no Legislativo municipal anteriormente: Renato da Farmácia (DEM) fará seu segundo mandato (esteve na legislatura 2013-2016), Ratinho (PSD) retorna para o seu quinto mandato (legislaturas 1993 a 2004 e 2013-2016) e Nivaldo Jnp (PDT) que fará o seu terceiro mandato (legislaturas 2009 a 2016).

Ingressam na Casa: Evandro França (REPUBLICANOS), Rodrigo Coradin (PTC), Renato da Farmácia (DEM), Joel Bueno (REDE), Professor Roger (REPUBLICANOS), Ratinho (PSD), Osmair Possebam (REDE), Nivaldo Jnp (PDT), Giovani Strapasson (PTB), Vital Cabelereiro (PTC), Pastor Carlinhos (PP) e Cezinha Heua (PSL).

Dolíria Strapasson (PSD) é a única mulher entre os vereadores colombenses. Na história da Câmara, apenas seis mulheres foram eleitas vereadoras.

*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Colombo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *