Presidida pelo vereador Vagner da Viação (PP), a sessão também teve indicações e projetos de lei divulgados. A Tribuna Livre foi ocupada pelo vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Alcione Luiz Giaretton (Professor Alcione).

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Na Tribuna Livre da sessão ordinária realizada na tarde desta última terça-feira (10), o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Alcione Luiz Giaretton, apresentou o Programa Bem MAIS Educação, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto tem como objetivo garantir melhores condições de ensino no município de Colombo. Todos os vereadores estiveram presentes na sessão plenária realizada no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
“Com a pandemia do coronavírus, o desafio foi ainda maior e o programa vem para repor e fechar as lacunas da Educação. Estamos revolucionando a história da Educação do município, com investimentos e ações importantes, visando atender todas as instituições da rede municipal de ensino. O projeto está fazendo a diferença na cidade e vai fazer a Educação de Colombo ser conhecida nacionalmente. São mais de R$50 milhões em investimentos em diversos equipamentos. Iniciamos as obras por aqueles locais notificados pelo Ministério Público (MP). As ações iniciais do programa foram realizadas após acompanhamento e análise de diversos pontos da Educação que são fundamentais para serem investidos”, salientou Giaretton.
De acordo com o secretário da pasta estão sendo feitas reformas estruturais em diversas escolas com a ampliação de espaços internos e externos como refeitórios, cozinhas, banheiros, bibliotecas, ginásios e salas de aula. Além disso, também estão sendo construídos e ampliados CMEIs que garantirão uma ampliação do número de vagas em diferentes regiões da cidade.
Nas últimas semanas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais estão recebendo melhorias e benfeitorias, garantindo um ambiente mais agradável para os profissionais e estudantes.” Estamos fazendo reformas, ampliações, adquirindo novos computadores, mesas interativas, instalação de internet, mobiliários, baú pedagógico, material de inglês e educação financeira. Também fizemos a aquisição de sete novos ônibus escolares para trazer mais segurança no transporte escolar e bem estar dos nossos alunos e profissionais”, explanou o secretário da pasta.
De acordo com o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Alcione Luiz Giaretton, “os projetos foram todos pensados em garantir não só uma reestruturação destes espaços, mas também condições de acessibilidade e sustentabilidade que garantirão a inclusão de todos os estudantes e a geração de um futuro mais sustentável para os alunos”.
Professor Alcione enfatizou que o Programa Bem MAIS Educação tem o objetivo de promover investimentos na infraestrutura das instituições e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no município, com formações em diferentes áreas e temas. “O programa é mais um sonho do plano de governo que colocamos em prática. Em pouco tempo, já estamos presenciando uma revolução na educação de nossa cidade. Temos investido em formações continuadas para nossos educadores e este conhecimento refletirá diretamente em nossos estudantes. Isso gera novas oportunidades de aprendizagem aos nossos alunos”.
O vice-prefeito também explanou sobre as diversas obras que estão sendo realizadas. Apresentou o relatório das obras que estão em andamento, das obras em planejamento e das obras que já foram executadas. “Com a melhoria da estrutura física, o número de chegará a 3.000 vagas. Iremos implantar o Projeto Vale Creche, que fará parceria com a rede privada, por meio de um chamamento público. Além disso, estamos fazendo aquisições de diversas áreas estratégicas que visam ampliações e construções futuras. Em primeira mão, anuncio que encaminhamos o pedido para mais uma desapropriação para fazermos a Escola para Educação Especial”.
Finalizando sua apresentação, Professor Alcione falou sobre o transporte escolar, uniformes, recuperação de passivos. “Agradeço a todos os vereadores pela parceria e o apoio, desde o início do nosso mandato, para conseguirmos a adequação da lei do Conselho Municipal de Educação, a regulamentação da nova lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), eleição para direção de CMEIs, entre outros. Isso contribui para o bom andamento e desempenho dos trabalhos ”.
Os vereadores fizeram as suas considerações e pronunciamentos. Na oportunidade, os parlamentares reconheceram, elogiaram e enalteceram o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no município de Colombo.
Programa Bem MAIS Educação – Com quase 100 unidades de ensino, 27 mil alunos e mais de 2 mil colaboradores da Educação, o programa avança para transformar a infraestrutura das instituições, promover formações continuadas com mais conhecimento aos educadores e novas oportunidades de aprendizagem aos alunos. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura Municipal de Colombo.
Voto de Congratulações – Ainda na plenária, Professor Alcione recebeu votos de congratulações pelos serviços prestados à Educação no município de Colombo e pela criação do Programa Bem MAIS Educação no município de Colombo. A homenagem é de autoria do vereador Professor Roger (Republicanos).
Emendas – Elaborada pelo vereador Renato da Farmácia (DEM), foi divulgada a Emenda Substitutiva Geral ao PL do Legislativo 950/2021 que institui o programa municipal de apoio ao portador de deficiência física e de mobilidade reduzida. Também foi divulgada a Emenda Substitutiva Geral ao PL do Executivo 5/2022 que dá publicidade aos termos da Regularização Fundiária que com base no Provimento Conjunto 02/2020 do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, legitima, instrumentaliza e autoriza o procedimento de titulação dos lotes inseridos em áreas irregulares do município nos termos do “Programa Moradia Legal”. Essa proposta é de autoria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Projetos de Lei do Executivo – Estão em período de divulgação dois PLs. O PL 18/2022 fixa o piso salarial do magistério como vencimento básico para os cargos de professor e educador infantil, e dá outras providências e o PL 19/2022 dispõe sobre a reposição salarial anual dos servidores públicos do município.
Indicações – Ainda na Plenária, foram apresentadas 11 proposituras que visam sugerir ações e soluções para determinados problemas observados no município. Assinaram esses documentos os vereadores Cezinha Heua, Vital Cabelereiro, Fabinho Bugalski, Osmair Possebam, Giovani Strapasson e Anderson Prego. A íntegra da pauta da Ordem do Dia está disponível em Edital das Sessões.
Sessão Solene – Na próxima segunda-feira (16), com início às 19h, os vereadores colombenses participam de sessão de honraria, considerada a maior do Legislativo colombense, para as entregas dos títulos de Cidadania Colombense para o deputado federal, José Aroldo Souza Martins, e para o deputado estadual, Alexandre Amaro. O evento acontece no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Câmara Municipal de Colombo.
Confira mais fotos da sessão no Flickr da CMC.
