Vereador Anderson Prego ministra palestra na Escola do Legislativo da CMC

Objetivo foi promover uma oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre igualdade racial, combate ao racismo e visibilidade negra.

Palestra foi realizada no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Na manhã desta terça-feira (21), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Colombo promoveu uma palestra sobre o tema “Reflexões sobre combate ao racismo e promoção da igualdade racial”, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado ontem (20).

A palestra foi conduzida pelo vereador Anderson Prego. Na ocasião, o parlamentar falou sobre a cultura e a história dos afrobrasileiros e africanos, lideranças históricas como Dandara e Zumbi dos Palmares, sobre as leis existentes, a luta contra o preconceito, sobre elementos inerentes aos costumes do povo, as perspectivas profissionais para os negros e apresentou alguns dados relevantes.

O parlamentar afirmou que “o racismo ainda é uma realidade no Brasil. Precisamos debatê-lo e celebrar a cultura africana, que é parte integrante da cultura brasileira. 55,9% dos brasileiros se declaram como pardos e pretos. Por exemplo, na política, o número de pessoas negras exercendo cargos ainda é pequeno. Quero apresentar alguns dados. Os pretos exercem 5% de cargos de gerência, 72,9% estão desempregados, 75% são mais pobres e 75% são assassinados. Acredito que com essa palestra, todos adquirem e disseminam conhecimento, podem ajudar a minimizar as desigualdades com relação à população negra e, também, coibir a prática do racismo”.

Prego observou que a contribuição da população negra está presente em todos os elementos da sociedade brasileira como cultura, expressões linguísticas, culinária, agricultura, religião, entre outros aspectos. “Precisamos realizar diversas ações que possibilitem um país melhor e sem racismo, capacitismos, todas as formas de preconceitos e machismo”. Também pontuou e destacou a necessidade de mais políticas públicas, afirmativas e de conscientização voltadas para essa população.

Ainda durante a apresentação, temas como musicalidade, formas de racismo, religiões de matrizes africanas também foram temas abordados. Os participantes tiveram a oportunidade de sanarem suas dúvidas, fazerem as suas considerações e questionamentos.

Participaram da palestra os servidores e assessores parlamentares da Câmara Municipal de Colombo; a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Sara Regina da Silva; a diretora da Escola de Gestão Pública da Prefeitura Municipal, professora Valdinéa Souza; a educadora social, Ana Clara Coracin Batista da Silva e o advogado, Dr. Aguinaldo Vieira Junior.

20 de Novembro – Neste dia é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, momento importante que estimula a reflexão sobre o período de escravidão no Brasil, que durou 388 anos, cujas marcas ainda repercutem na sociedade atual brasileira. Somente em 2003 que o Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente no país.

Confira abaixo mais fotos da palestra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *