Câmara aprova um projeto e divulga 8 proposições na sessão ordinária

Proposituras citam acolhimento institucional, juventude, educação, recuperação fiscal, mascote oficial, autismo, entre outros assuntos.

Plenário da Câmara durante a 16ª Reunião Ordinária, nesta terça-feira (20).

Na última terça-feira (20), os vereadores da Câmara Municipal de Colombo reuniram-se ordinariamente para a realização da 16ª sessão ordinária do ano. Participaram da sessão plenária 14 vereadores com assento na Casa de Leis. A sessão foi transmitida, ao vivo, pelos canais oficiais da CMC.

O Legislativo colombense aprovou, em segunda votação, o PL do Executivo 8/2025 que cria a Unidade de Acolhimento Institucional “Acalanto”, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. A matéria está apta para ser sancionada pelo prefeito Helder Lazarotto (PSD).

Foram divulgadas as Emendas Aditiva, Modificativa e Supressiva ao PL do Executivo 10/2025. A proposta cria o Conselho Municipal da Juventude e institui o Fundo Municipal da Juventude e dá outras providências. As emendas são de autoria do vereador Ney Marcelino (Podemos).

Outra propositura divulgada foi a Emenda Supressiva ao PL do Executivo 13/2025, elaborada pelo vereador Maicon Martins (PP). O projeto prorroga o Plano Municipal de Educação aprovado pela Lei nº 1.373 de 23 de junho de 2015.

Também foi divulgada a Emenda Modificativa ao PL do Executivo 19/2025 que institui o Programa de Recuperação Fiscal – Recupera Colombo 2025 – do município de Colombo e dá outras providências. A emenda é de iniciativa do vereador Vagner da Viação (PP).

Do Poder Executivo, foi divulgado o PL 18/2025 que institui o mascote oficial da Gruta do Bacaetava, denominado Lumi, o Guia Luminescente, e dá outras providências.

Ainda na plenária, foi divulgada a Emenda Modificativa ao PL do Legislativo 1.148/2025, do vereador Ney Marcelino (Podemos). O projeto denomina a praça pública presente na esquina entre as ruas Felipe Soppa e Aníbal Feliciano dos Santos no núcleo informal consolidado, conhecido como Vila Nova, no bairro Roça Grande, como “Praça Futuro da Vila”.

Do Poder Legislativo, foi divulgado o PL 1.155/2025 que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sala de acomodação sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e outros transtornos de comportamento em grandes eventos realizados no município de Colombo, e dá outras providências. A proposição foi apresentada pelo vereador Bruno dias (PSB).

Fechando a Ordem do Dia da sessão ordinária, foram apresentadas 22 indicações assinadas pelos vereadores Maicon Martins (PP), Ratinho Gotardo (PSD), João Agrolombo (PL), Ademar Costa (União), Elcio do Aviário (MDB), Zé Arcie (PL), Pastor Carlinhos (PP) e Pastor Helio Feitosa (PL). Uma indicação foi enviada à Prefeitura Municipal, uma ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e as demais foram encaminhadas às Secretarias Municipais competentes. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida em Edital das Sessões.

Pequeno Expediente – O presidente da CMC, vereador Joel Bueno (PSD), fez a leitura do convite da abertura do Campeonato Brasileiro e Paranaense de CrossCountry. O evento acontece no próximo domingo (25), a partir das 9h, na Pista do Marisco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *