Tribuna Livre: Fabiana Paim fala sobre Maio Amarelo

A palestrante Fabiana Paim Andrade Curi discursa na Tribuna Livre da sessão legislativa da CMC.

“Queremos até 2030 salvar vidas”, alertou Fabiana Paim.

O comportamento no trânsito reforçando as ações do Maio Amarelo foi o tema da Tribuna Livre da sessão ordinária realizada nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal de Colombo. Atendendo ao convite do vereador Ratinho Gotardo (PSD), a chefe da Divisão de Cursos de Reciclagem do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (Detran-PR), Fabiana Paim Andrade Curi, falou sobre a importância do movimento Maio Amarelo.

“É um movimento que começou em 2011 com o aporte da Organização das Nações Unidas (ONU). Aqui no Brasil chegou em 2014 com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Falem com os jovens sobre trânsito e a importância do respeito das leis. Se temos bons pedestres, temos bons passageiros e, no futuro, bons motoristas. O assunto trânsito deve estar inserido em todos os ambientes”.

Durante a apresentação, Fabiana apresentou alguns dados importantes aos parlamentares. “Temos um estudo preditivo que acredita que se o brasileiro respeitar a lei de trânsito que ele conhece, nós iremos reduzir a mortalidade em 80%. É um número gigantesco e importante. Hoje, no Paraná, 67% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de traumas. Pessoas que não precisariam estar ali. Ou elas foram causadores de um sinistro ou foram vítimas de alguém que causou um sinistro. Se pararmos para analisar, toda colisão é uma infração que não deu certo. Alguém decide não respeitar uma regra básica de circulação. O Brasil é o terceiro país que mais mata no trânsito no mundo. São 34 mil brasileiros perdendo a vida todos os anos e 250 mil pessoas ficando com sequelas permanentes”.

Fabiana Paim Andrade Curi, mestre em Políticas Públicas e Psicopedagogia, relatou sua experiência como educadora de trânsito e observou que o problema não era a falta de educação para o trânsito. O problema é a falta de percepção de risco. “As pessoas não acreditam que irá acontecer alguma coisa com elas. Elas podem fazer o que quiserem no trânsito, desobedecendo as regras, que o pior que pode acontecer é serem multados”.

Entre os pontos destacados em sua apresentação, esteve a relação direta entre velocidade inadequada e a gravidade dos acidentes, além dos impactos da distração causada pelo celular, excesso de velocidade e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Na oportunidade, os parlamentares fizeram suas considerações sobre o tema apresentado. Também realizaram questionamentos baseados em suas vivências, discussões, observações e fiscalizações – papéis inerentes ao Parlamento.

Maio Amarelo – Em 2025, o tema definido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) — “Desacelere. Seu bem maior é a vida” — é o fio condutor das ações promovidas pelo Departamento de Trânsito do Estado do Paraná (Detran-PR), que reforça a importância de atitudes mais humanas, conscientes e empáticas ao volante.