Fim do recesso: CMC retoma trabalhos legislativos nesta terça-feira (5)

Sessão de reabertura abordou temas como cultura, saúde, previdência, regimento interno da Câmara, transferência de bens públicos e regras para cães de grande porte. Com o fim do recesso parlamentar, diversos projetos estiveram na pauta.

Com o fim do recesso parlamentar, os vereadores voltam a analisar e votar pautas de interesse da população colombense.

A Câmara Municipal de Colombo (CMC) realizou, na tarde desta terça-feira (5), a 25ª sessão ordinária do ano e deu início ao segundo período legislativo de 2025. Apesar da pausa nas sessões plenárias durante o recesso parlamentar de julho, a CMC manteve em funcionamento todos os setores administrativos e programas permanentes. 

O retorno das atividades parlamentares no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves abordou temas prioritários como cultura, saúde, previdência municipal, regimento interno da Câmara, transferência de bens públicos e regras para cães de grande porte. A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Joel Bueno (PSD), e contou com as presenças de todos os vereadores colombenses.

Seis proposituras oriundas dos Poderes Executivo e Legislativo foram divulgadas. Entre elas, o PL do Executivo 22/2025 que institui o Sistema Municipal de Cultura de Colombo, dispõe sobre a preservação do Patrimônio Cultural e Natural, cria o Conselho Municipal de Cultura, institui o Fundo Municipal de Cultura e dá outras providências. Esse projeto tramita em regime de urgência na Casa Legislativa.

Outra matéria divulgada foi o PL do Executivo 31/2025 que altera a Lei nº 960/2006 que dispõe sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência do Município de Colombo. Essa proposição tramita em regime de urgência na Casa de Leis.

As Emendas Modificativa ao Projeto de Resolução 1/2025, elaborada pela Mesa Diretiva, foram divulgadas. O projeto acrescenta, altera e revoga dispositivos ao Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Colombo.

Proposto pelo Poder Legislativo, o PL 1160/2025, dispõe sobre a obrigatoriedade do uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte e/ou de raças consideradas perigosas no município de Colombo e dá outras providências. A matéria divulgada é de iniciativa do vereador João Agrolombo (PL).

Do vereador Zé Arcie (PL), foi divulgado o PL do Legislativo 1161/2025 que denomina a Unidade Básica de Saúde do bairro Mauá de “Unidade Básica de Saúde Miguel Mello de Lima”, conforme especifica.

Por fim, foi divulgado o Projeto de Resolução 2/2025 que transfere bens móveis ao Poder Executivo Municipal. A propositura é da Mesa Diretiva da CMC. A pauta completa pode ser conferida em Edital das Sessões.

Tribuna Livre – O secretário Municipal da Juventude, Murilo Lazarotto, destacou a importância da Semana da Juventude, que acontece entre os dias 11 a 16 de agosto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *