Importantes votações marcam sessão ordinária do Legislativo colombense

Quatro novos projetos legislativos entraram em tramitação, na tarde desta terça-feira (19).

Plenário cheio durante a sessão ordinária desta terça-feira (19).
(Foto: Silmara Portes/CMC)

A Câmara Municipal de Colombo realizou mais uma sessão legislativa com foco na aprovação e divulgação de projetos de lei e na leitura de indicações apresentadas pelos parlamentares. A pauta diversificada tratou de assuntos importantes para o município.

Por unanimidade, foi aprovado, em segunda votação, o PL do Legislativo 1155/2025 e Emendas Modificativa e Supressiva que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sala de acomodação sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e outros transtornos de comportamento em grandes eventos realizados no município de Colombo, e dá outras providências. A proposta é de iniciativa do vereador Bruno Dias (PSB).

Em turno definitivo, foi aprovado o Projeto de Resolução 2/2025, elaborado pela Mesa Diretiva, que transfere bens móveis ao Poder Executivo. A íntegra da pauta da Ordem do Dia pode ser conferida em Edital das Sessões.

O Projeto de Resolução 3/2025 que regulamenta a utilização dos veículos oficiais destinados aos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal de Colombo foi aprovado em primeira votação. A autoria da proposição é da Mesa Diretiva.

Em votação única, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 124/2025, da Mesa Diretiva, que aprova as contas do Poder Executivo referente ao exercício financeiro de 2023, nos termos do Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

O PL do Legislativo 1163/2025 que institui no Calendário Oficial de Eventos do município de Colombo a “Semana Municipal de Atenção ao Idoso” foi divulgado. A autoria da proposta é do vereador Kiko (União).

Outra propositura divulgada foi o PL do Legislativo 1164/2025, do vereador Bruno Dias (PSB), que declara de utilidade pública a Associação de Apoio as Mulheres com Câncer em Colombo – AMUC.

Ainda na reunião plenária, foi divulgado o PL do Legislativo 1165/2025, elaborado pelo vereador Zé Arcie (PL), que denomina logradouro público do município de Colombo de Rua Reynaldo Gasparin, no bairro Bacaetava.

Por fim, foi divulgada a proposição que declara de utilidade pública o Serviço Social Vida – SSV (PL do Legislativo 1166/2025). A proposição é sugerida pelo vereador Tininho Mello (PSD).

Indicações – Ao todo, 36 indicações foram apresentadas voltadas para o desenvolvimento do município de Colombo e a melhoria dos serviços públicos. As proposições foram apresentadas por diferentes vereadores e refletem demandas oriundas de várias comunidades do município.

Tribuna Livre – O conselheiro titular pelos empreendimentos econômicos e solidários e membro do Fórum Municipal Ecosol Tecsol de Colombo, Fábio Rodrigues Andrade, falou sobre a Economia Solidária em Colombo. Também ocupou esse espaço o jornalista Osni Mendes para fazer a divulgação da 7ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Espaço Torres, em Curitiba.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *