Legislativo analisa projetos de lei e apresenta indicações dos vereadores na 29ª sessão ordinária nesta terça-feira (2)

Além das indicações, regimento interno, utilidade pública, custeio do serviço de iluminação pública, sistema municipal de cultura estiveram entre as proposituras analisadas na sessão plenária.

Plenário cheio durante a realização da 29ª sessão ordinária.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Na tarde da última terça-feira (2), os parlamentares da Câmara Municipal de Colombo participaram da primeira sessão ordinária do mês de setembro para debater temas de interesse público. Na pauta, a apreciação de diversos projetos de lei de autoria dos Poderes Executivo e Legislativo.

Em período de discussão está o Projeto de Resolução 1/2025 e Emendas aditiva, modificativa e supressiva, de autoria da Mesa Diretiva, que acrescenta, altera e revoga dispositivos ao Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Colombo.

Em segunda e definitiva votação, esteve o Projeto de Lei do Legislativo 1156/2025 que declara de utilidade pública a Associação Amigas Empreendedoras e Empoderadas de Colombo. A proposta é de autoria do vereador Bruno Dias (PSB). Com a aprovação, a proposição está apta para ser sancionada pelo Poder Executivo Municipal.

Foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei do Executivo 24/2025 e Emendas
modificativa e supressiva. A proposta altera a Lei Municipal nº 853, de 20 de dezembro de 2002, para incluir nova finalidade da contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, nos termos do art. 149-A da Constituição Federal, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 132/2023, incluindo também a contribuição para sistemas de monitoramento de segurança pública.

Foi divulgada a Emenda ao Projeto de Lei do Executivo 22/2025 que institui o Sistema Municipal de Cultura de Colombo, dispõe sobre a preservação do Patrimônio Cultural e Natural, cria o Conselho Municipal de Cultura, institui o Fundo Municipal de Cultura e dá outras providências.

Foi divulgado o Projeto de Lei do Executivo 34/2025 que dispõe sobre a implantação do Serviço de Acolhimento na modalidade Família Acolhedora que visa o acolhimento provisório de crianças e adolescentes em situação de risco, e dá outras providências. Vale destacar que esse projeto está tramitando em regime de urgência na Casa Legislativa.

Foi divulgado o Projeto de Lei do Executivo 35/2025 que institui a Política Municipal de Gestão Documental, aprova a Tabela de Temporalidade de documentos no âmbito da Administração Pública Municipal de Colombo, cria a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD e dá outras providências.

Outro projeto divulgado foi o Projeto de Lei do Executivo 36/2025 que dispõe sobre o Plano Plurianual do período 2026 a 2029, expresso em normas, objetivos e principais metas a serem observadas pelas Unidades da Administração Direta, Fundos do Poder Executivo, Autarquia Colombo Previdência e pelo Poder Legislativo do Município de Colombo, e dá outras providências.

Ainda na sessão plenária, outra propositura que iniciou tramitação no Poder Legislativo Municipal foi o Projeto de Lei do Executivo 37/2025 que estima a Receita e Fixa a Despesa para o Exercício de 2026. A proposta passará pela análise das comissões temáticas da CMC.

Por fim, foi divulgado o Projeto de Lei do Legislativo 1167/2025, elaborado pelo vereador Pastor Carlinhos (PP), que institui o mês dedicado ao “Setembro Amarelo” no Calendário Anual das Instituições Públicas de Ensino do município de Colombo.

Indicações – Elaboradas pelos parlamentares, foram lidas e apresentadas 40 indicações com solicitações de serviços e melhorias em prol da população e do município. Vale destacar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. A Prefeitura Municipal decide acatar ou não o pedido solicitado pelo parlamentar. 

Pequeno Expediente – O vereador Maicon Martins (PP) falou sobre o falecimento do motoboy Guilherme Oliveira, de 21 anos, ocorrido na noite da última quinta-feira (28), em Colombo.

Tribuna Livre – Ocupou esse espaço o presidente da Associação Beneficente Projeto Nova Terra, Adriano Roberto Ribas. Ele falou sobre a formatura do curso Príncipe e Princesa.

Presenças – Estiveram presentes na sessão familiares e amigos do motoboy Guilherme Oliveira e o deputado federal Renato Freitas (PT).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *