Vereadores se reúnem em sessão ordinária

A Câmara Municipal de Colombo realizou a 35ª sessão ordinária, com diversas discussões e votações de interesse da população.

A população pode acompanhar presencialmente a sessão ou pela transmissão online.
Foto: Silmara Portes/CMC

A Câmara Municipal de Colombo realizou nesta terça-feira (21), a 35ª sessão ordinária do segundo período legislativo de 2025. O encontro aconteceu no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves e foi transmitido, ao vivo, pelo canal do Legislativo no YouTube. 15 dos 17 parlamentares estiveram presentes na reunião plenária.

Em turno definitivo, foi aprovado o PL do Executivo 42/2025 que autoriza o ingresso do município de Colombo no Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná – CISPAR. A matéria está apta para ser sancionada pela Prefeitura Municipal.

Outra proposição aprovada foi o PL do Executivo 44/2025 que altera a redação do art. 2º da Lei Municipal nº 1.835/2025, que dispõe sobre o Conselho Municipal da Igualdade Racial e Institui o Fundo Municipal para a promoção das Políticas Públicas de Igualdade Racial no município de Colombo. A propositura está apta para ser sancionada pela Prefeitura Municipal.

Foi divulgado o Substitutivo Geral ao Projeto de Lei do Executivo 35/2025 que institui a Política Municipal de Gestão Documental, aprova a Tabela de Temporalidade de documentos no âmbito da Administração Pública Municipal de Colombo, cria a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD e dá outras providências.

Outro projeto divulgado (PL do Executivo 46/2025) altera a Lei Municipal nº 1.598, de 15 de dezembro de 2021, que institui o Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, para adequar sua vinculação à Secretaria Municipal de Turismo e à nova estrutura administrativa do município de Colombo.

O projeto (PL do Executivo 49/2025) que autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, Crédito Adicional Especial no valor de R$ 10.515.441,50 e Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 53.635.517,62 foi divulgado. Essa proposta tramita em regime de urgência na Casa Legislativa.

Do Poder Legislativo, foi divulgado o PL 1172/2025 que declara de utilidade pública a Associação de Assistência Social Celebrar. A matéria é de iniciativa do vereador Pastor Carlinhos (PP).

Por fim, foi divulgado o Projeto de Lei Complementar do Legislativo 1173/2025, elaborado pela Mesa Diretiva, que altera a Lei Complementar 1737/2023.

Pedido de Informação – Foi incluído na pauta o Pedido de Informação 14/2025, do vereador Tininho Mello (PSD), que solicita informações a respeito do Programa Moradia Legal, especialmente quanto à situação das famílias residentes na Vila Liberdade, no bairro Palmital, que celebram contrato com o referido programa no ano de 2022.

Indicações – Foram apresentadas 24 indicações visando aumentar a qualidade de vida da população colombense. Assinaram essas proposições o presidente da Casa, vereador Joel Bueno (PSD), e os vereadores Bruno Dias (PSB), Evandro França (PSD), Pastor Helio Feitosa (PL), Ratinho Gotardo (PSD), Ademar Costa (União), Zé Arcie (PL), João Agrolombo (PL), Tininho Mello (PSD), Ney Marcelino (Podemos), Pastor Carlinhos (PP) e Kiko (União). A pauta completa está disponível em Edital das Sessões.

Pequeno Expediente – O vereador Renato Tocumantel (PSD) falou sobre a mudança de filiação partidária. Já o vereador Ratinho Gotardo (PSD) abordou sobre a participação do time do bairro São Sebastião – Taça das Favelas 2025.

Tribuna Livre  – Utilizou esse espaço Adriana Pereira dos Santos que explanou sobre Cognitividade – Centro de Desenvolvimento: Como transformar a vida de crianças neuro divergentes em vulnerabilidade social, através de terapias e real acolhimento às famílias.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *