A sessão solene será realizada no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial do Legislativo colombense no YouTube. A homenagem é de iniciativa do vereador Anderson Prego (PT).

(Foto: Reprodução)
A cidadania honorária é um título concedido àquelas pessoas que, vindas de outros municípios ou mesmo estados e países, prestam relevantes serviços à população da cidade. Para consolidar esta homenagem, a Câmara Municipal de Colombo outorga a honraria, por meio do Decreto Legislativo nº 105/2021, de iniciativa parlamentar do vereador Anderson Prego (PT), ao Senhor Jorge Kibanazambi em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados no município de Colombo.
O novo cidadão honorário será agraciado em sessão solene que acontece na próxima quinta-feira (18), com início às 19h. A cerimônia será transmitida pelo canal oficial do Legislativo colombense no YouTube. O evento contará com a presença de diversas autoridades.
Biografia – Natural do Rio de Janeiro, José Jorge da Costa Gomes (Jorge Kibanazambi) é Babalorixá, teólogo, historiador, professor e pesquisador da cultura e linha Yorubá é também pesquisador da cultura afro-brasileira. Formado em Língua Yorubá pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É casado com Fabiana Valentina da Silva, Ekedji da Casa, pai de Willian Silva da Costa Gomes.
O futuro cidadão honorário colombense é fundador da Associação o Ilé Omo Oni Sòngó Ati Yemonja, que foi criada em 1998, na cidade de Gravataí, região de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS). Nessa ocasião, deu-se o início as atividades como Casa de Santo com o nome de “Ilê Omo Oni Xango ati Iemonja” (Casa dos filhos do Senhor Xango e Iemanjá) que surgiu a partir da necessidade de um grupo de pessoas em dar seguimento religioso e social à cultura afro-brasileira.
Em 2004, a Associação transfere sua sede para o município de Colombo e passa a denominar se “Associação Beneficente Afro-brasileira São Jerônimo e São Jorge”, localizada no bairro Ana Terra. A entidade desenvolve ações que levam segurança alimentar e nutricional a população colombense, trabalha a cultura da paz através de caminhadas, palestras, entre outros e promove ações de combate a intolerância religiosa e o racismo. Atuou ativamente na construção, articulação e aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. A Lei Federal nº 12.288/2010 visa coibir a discriminação racial e estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social e racial no Brasil.
