O novo comandante apresentou dados das ações de combate à criminalidade desenvolvidas, bem como informar sobre os projetos de infraestrutura que estão em execução .

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Atendendo ao pedido do vereador Renato da Farmácia, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Colombo foi ocupada, na sessão de ontem (31), pelo Tenente-Coronel Wagner Henrique Blum, que atualmente é o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, sediado no município desde 2012. Na ocasião, ele apresentou-se à população colombense e aos vereadores.
Em sua apresentação, o novo comandante apresentou alguns dados das ações de combate à criminalidade que estão sendo desenvolvidas pela instituição, bem como informou sobre os projetos de infraestrutura que estão em execução.
“Estou à frente do 22º Batalhão, há cerca de 50 dias. Desde o primeiro dia, o que me chamou a atenção foi a participação dos senhores vereadores junto ao Batalhão. Uma participação extremamente ativa. Isso nos deixa muito felizes e confiantes no trabalho. Os senhores são representantes da comunidade. Nós, como policiais, devemos estar atuando junto à comunidade. Queremos estreitar os laços com a população”.
Conforme o Tenente-Coronel Blum, o município de Colombo tinha o rótulo de uma das cidades mais violentas em termos de segurança pública. “Hoje, já podemos inserir a cidade de Colombo como um dos 10 municípios mais seguros do estado. Fruto da Polícia Militar? Sim, mas também da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal. Segurança pública não se faz apenas com polícia. É um trabalho das instituições governamentais e não governamentais também”.
Em sua apresentação, o novo comandante informou alguns dados estatísticos. “O delito mais problemático e que nós trabalhamos com mais afinco para redução dos índices é o homicídio. Atendemos, uma média de 40 ocorrências por dia aqui em Colombo. É um volume alto, significativo. Recebemos recentemente mais de 120 policiais para reforço no atendimento das ocorrências e chamados. Os roubos diminuíram 12%. Esse índice é extremamente significativo. Sobre os furtos, também houve uma diminuição. Outro dado interessante é referente as apreensões das armas de fogo. Aqui entra uma estratégia que adotamos. Boa parte dos homicídios aqui do município tem uma relação direta e indireta com o tráfico de drogas. Basicamente, metade dos homicídios tem relação com as drogas. Há uma correlação nesses tipos de delitos. Tivemos redução nos crimes patrimoniais (furto e roubo) e nos crimes contra a vida. Praticamente toda semana temos a apreensão de uma arma de fogo”.
Sobre o tráfico de drogas e mandados de prisão, Blum afirmou que “do ano passado para cá, nós dobramos os números das prisões de traficantes. Temos problemas que são recorrentes. Isso é latente. O tráfico fomenta uma criminalidade. Sobre os mandados de prisão, somente esse ano, mais de 200 pessoas que estavam na rua, com condenação e com tornozeleira foram capturadas. A reincidência é muito grande.”
Referente ao furto e roubo de veículos, houve um acréscimo. “Estamos trabalhando com esse dado aqui na cidade. Principalmente a questão de roubo de veículos, temos um trabalho voltado para a receptação e na comercialização desses veículos para que o índice diminua. Apesar de ter aumentado o número de furtos e roubos, a recuperação também é grande. Metade desses veículos acabam sendo recuperados. Também conseguimos prender o receptador ou o autor do furto e do roubo”.
Quanto a violência doméstica, o tenente-coronel comentou que aumentaram os chamados feitos a Polícia Civil. “Aumentou a nossa capacidade de atender a essa demanda. Quanto mais damos credibilidade, mais somos acionados e acabamos intervindo. Teve um aumento significativo. É um número alto, mas estamos desenvolvendo algumas ações para trazer a segurança para as mulheres. Olhamos isso com muita atenção”.
O convidado mencionou sobre a perturbação do sossego. “Nos finais de semana, mais de 60% das ocorrências atendidas no Paraná são do vizinho, festas, lanchonete, ruas, parques, postos de gasolinas com som alto incomodando aqueles que querem descansar. Dessa perturbação vem uma lesão corporal, uma ameaça e, às vezes, situações de homicídio. Temos a Patrulha do Sossego. Recebemos reforço de Curitiba para o atendimento”.
Ações – O 22º BPM realiza ações integradas e intensificadas com a Polícia Civil e Militar fazendo abordagens, patrulhamento, reconhecimento de pessoas/locais, pessoas foragidas ou identificação de pessoas. Também realizam operações com outras unidades. Outra ação é a fiscalização de áreas urbanas buscando coibir questões administrativas. As ocorrências também são atendidas pelo teleatendimento.
Voto de Congratulação – O vereador Renato da Farmácia entregou voto de congratulação ao Tenente-Coronel Wagner Henrique Blum por ter assumido como Comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.
22 BPM – Criado em maio de 2012, atende uma população de quase 500 mil pessoas nos municípios Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Doutor Ulysses, Adrianópolis, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul e Cerro Azul.
Confira abaixo mais fotos da sessão.
