Evento destaca a importância de conscientização e prevenção da saúde masculina.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Na noite desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Colombo, por meio da Comissão de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, realizou uma audiência pública no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, sobre o Novembro Azul, em alusão ao mês mundial de combate ao câncer de próstata.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, vereador Pastor Carlinhos, e contou com as presenças da secretária Municipal de Saúde, Marilda Zanoni; do secretário Executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Diogo Vasconcelos; do médico, José Sebastião da Silva Neto; do psicólogo Christofer William Pellini Valenço. Também participaram a vereadora Dolíria Strapasson e os edis Professor Roger, Nando Silva e Giovanni Strapasson.
Atualmente, o câncer de próstata é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, por isso, o assunto foi abordado com espaço para dúvidas, esclarecimentos, questionamentos, relatos e depoimentos dos presentes.
Para o psicólogo Christofer Valenço é preciso falar sobre a saúde de forma integral. “Não somente da próstata os homens precisam cuidar. Os homens precisam entender e lembrar que tem que cuidar da saúde em todos os momentos da vida. Saúde física e mental. Importante salientar também que os homens têm transtornos de comportamento como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, entre outros. Isso leva a perda de qualidade de vida em escalas muito grandes. Buscar prevenção e ajuda é coisa de homem sim! Devemos cuidar da nossa saúde”.
A secretária Municipal de Saúde, Marilda Zanoni, mencionou que “por falta de informação, de incentivo, preconceito, medo ou vergonha, muitos homens deixam de procurar os serviços de saúde. Temos 25 unidades de saúde disponíveis para atendimento. Trabalhamos com prevenção. Tente conhecer melhor o seu próprio corpo. Destaco aqui a importância da prevenção e da conscientização ao longo de todo o ano”.
O médico José Sebastião Neto fez alguns questionamentos e afirmações. “Como prevenir uma doença assintomática? Quando se tem alguma manifestação clínica, o homem provavelmente já está em fase avançada de câncer de próstata. Nessa fase, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Como prevenir isso? Fazendo os exames de rotina e preventivos, como o toque retal e o Antígeno Prostático Específico (PSA). Pessoas com histórico familiar direto como pai, irmãos, avôs, a partir dos 45 anos. Quem não tem histórico familiar, a partir dos 50 anos. Para se ter uma ideia, em 2023, iremos ter mais de 70.000 novos casos no Brasil. O diagnóstico precoce salva vidas, com 95% de chances de cura”.
O secretário Executivo Diego Vasconcelos agradeceu a oportunidade e abordou sobre a saúde pública “Saúde pública é feita com parceria entre os poderes e a população. Somos todos saúde pública. É dever do gestor público trabalhar bem com o que dispõe e, é dever também da população se cuidar. Precisamos trabalhar com a nossa cultura. Temos que aproveitar momentos como esse, promovidos pelo Poder Público, para trazermos vocês para a responsabilidade de multiplicadores de informações. Em qualquer lugar que estiverem, disseminem as nossas falas. A gente precisa aprender a trabalhar com a prevenção, a antecipar problemas maiores. Levem esse recado a nossa população colombense. Para prevenir, façamos prevenção!”.
Mais de 30 pessoas participaram do evento que foi promovido com o intuito de promover a conscientização, interação, convivência, levar informações e a troca de experiências. Durante o encontro, alguns homens contaram os seus testemunhos.
Muito atento e zeloso, o idoso José Orlei, 71 anos, falou da importância de se prevenir contra o câncer de próstata. “Meu testemunho é para incentivar os homens. Eu tive câncer de próstata. Fiz tratamento por um ano. Meu pai morreu de câncer de próstata. Foi assim que eu me encorajei. Não quis passar pelo sofrimento que ele passou. Não espere a dor chegar. Procure recurso antes para prolongar a vida. Não tenham medo. Todo ano, eu faço os exames. Eu me cuido e incentivo a vocês se cuidarem também”, concluiu.
Na sequência, o vereador Professor Roger fez suas considerações, questionamentos e agradeceu a todos os convidados por suas palavras. “Precisamos ter uma atenção maior a partir dos 45 anos. A cada seis homens, um tem a doença. Temos que levar a sério a saúde do homem. O homem tem histórico de não se cuidar. Precisamos pensar nisso. Resolvemos os problemas dos outros, mas não os nossos. Esses depoimentos servem de alerta para nós”.
Para finalizar, houve o pronunciamento do presidente da Comissão de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, vereador Pastor Carlinhos, “Hoje, fomos desafiados e encorajados a cuidarmos da nossa saúde. Irmos mais aos médicos, realizarmos mais exames. Cuidar da saúde também é coisa de homem. Agradeço a todos pela presença e pela participação nessa audiência pública”.
Confira abaixo mais fotos da audiência pública.
