Importantes votações marcam sessão ordinária do Legislativo colombense

Entre os destaques, a aprovação da CIPFIBRO, mascote da Gruta do Bacaetava e a sanção da lei em homenagem ao Sd. Marcos Aurélio.

Causa animal foi tema apresentado na Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (24).
(Foto: Silmara Portes/CMC)

O Plenário da Câmara Municipal de Colombo se reuniu na tarde desta terça-feira (24), a partir das 16h, para votar importantes propostas para a cidade. A sessão foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Joel Bueno (PSD) e contou com as presenças de todos os parlamentares colombenses.

Um dos projetos de destaque aprovado, em segundo turno pelo Plenário, foi o PL do Legislativo 1.039/2022 e Emendas Aditiva, Modificativa e Supressiva que institui a carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPFIBRO) no âmbito do Município de Colombo e dá outras providências. A matéria é de iniciativa do presidente da Casa, vereador Joel Bueno (PSD).  

Outra iniciativa que retornou à pauta, para segunda análise, foi o PL do Legislativo 1.154/2025 denomina o logradouro público do município de Colombo de Sd. Marcos Aurélio dos Santos Junior. A proposição é do vereador Ratinho Gotardo (PSD). Com a aprovação do plenário da CMC, a propositura está apta a seguir para a sanção da Prefeitura Municipal.

Uma das proposições aprovadas, em primeiro turno, foi o PL do Executivo 16/2025 que altera o artigo 2º e o § 5º do artigo 4º da Lei Municipal nº 1.529, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM.

O Plenário da Câmara Municipal também aprovou, em primeiro turno de discussão e votação, o PL do Executivo 18/2025 que institui a mascote oficial da Gruta do Bacaetava, denominado Lumi, o Guia Luminescente, e dá outras providências.

Período de Paula – Dois projetos estão em período de pauta, sendo um do Poder Executivo e outro do Poder Legislativo. O PL do Executivo dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Colombo, para o exercício de 2026, e dá outras providências. Já o Projeto de Resolução 1/2025, elaborado pela Mesa Diretiva, acrescenta, altera e revoga dispositivos ao Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Colombo.

Indicações – Ao todo, foram apresentadas 29 indicações legislativas. Esses documentos refletem a preocupação dos vereadores com as necessidades urgentes das comunidades locais e com a melhoria das condições de vida da população colombense. A pauta completa está disponível em Edital das Sessões.

Tribuna Livre:  Atendendo ao convite feito pelo vereador Bruno Dias (PSV), protetora animal e militante da causa, Francielli Xavier Molina, falou sobre a proposta de Projeto de Lei sobre Cão Comunitário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *