Secretário de Educação usa Tribuna Livre para apresentar ações da pasta

Na sessão ordinária remota desta terça-feira (18), participou da Tribuna Livre o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Alcione Luiz Giareton, que apresentou o panorama de todas as ações e projetos desenvolvidos pela pasta nestes cinco meses de gestão

“A atual realidade, nos levou a utilizar novas metodologias para que os nossos alunos e professores pudessem interagir fortalecendo o vínculo. Após a pandemia, a educação não será como era antes”, afirmou Giareton.
(Reprodução/Youtube-CMC)

O panorama das atividades realizadas pela secretaria Municipal da Educação foi o tema abordado na Tribuna Livre da sessão ordinária virtual realizada nesta terça-feira (18), que contou com a participação do vice-prefeito e secretário da Educação de Colombo, Alcione Luiz Giareton, que está há cinco meses na gestão da pasta.

Inicialmente, Alcione agradeceu ao presidente da Câmara Municipal por lhe possibilitar fazer uso da tribuna e prestou alguns esclarecimentos sobre a educação no município de Colombo. Giareton ressaltou que a principal missão da pasta foi chegar até o aluno e a comunidade escolar.  “Nosso objetivo era como chegar nos nossos 27.000 alunos, nas 100 unidades de ensino que formam a nossa grande secretaria de Educação. Não medimos esforços. Usamos algumas ferramentas e as nossas experiências. Hoje, falamos com entusiasmo o que conseguimos atingir até aqui. Muita coisa boa já foi feita e ainda será feita”.

O secretário mencionou que uma das principais ferramentas utilizadas foi a tecnologia. “A ferramenta que tem feito maior sucesso é o nosso Portal da Educação. Primeiramente, capacitamos os profissionais gerenciados pelo Professor Fabiano que é o coordenador de Tecnologia. Esse portal educacional é um elo de comunicação entre toda a nossa comunidade escolar e a secretaria da Educação. Até o momento, temos mais de 5 milhões de acessos nesse portal. Conseguimos atingir mais de 17.000 alunos que acessam o portal buscando informações, atividades escolares e que se relacionam conosco. Conseguimos atingir a formação e a capacitação de mais de 1.000 professores. Outras atividades que não chegavam até o aluno, hoje com essa ferramenta conseguimos atingir. Após a pandemia, a educação não será como era antes. Muitas coisas vieram para ficar. Tudo o que realizamos aqui na secretaria de Educação estão sendo pensadas dentro dessa área de tecnologia”.

Na ocasião, o secretário informou que recentemente foi adquirido um material de musicalização a ser trabalhado nas aulas de artes. “Não compramos mais livros nesse momento. É uma solução educacional, onde o livro de acompanhamento [que é uma parte dessa aquisição] é apenas um instrumento que vai direcionar o professor e o aluno aos mecanismos da educação. Também tem um portal que irá capacitar milhares de professores, onde esse material é lúdico. Os nossos alunos terão a oportunidade de realizar inúmeras atividades dentro da nossa realidade e da nossa grade curricular. É uma ferramenta nova que veio para ficar. Temos que tirar o chapéu para os nossos professores que se reinventaram. As atividades clássicas funcionaram por um bom período e conseguimos chegar através delas aos nossos alunos. São atividades imprensas que são entregues quinzenalmente. Através dela, temos um relatório para verificação dos alunos que não atingem os objetivos e vamos atrás deles para tomarmos outras providências”.

O convidado declarou que as escolas colombenses estão abertas e funcionando. Salientou também que os professores estão trabalhando dois dias presencialmente. “Isso tem melhorado muito o conteúdo e as atividades preparadas para os nossos alunos. Está sendo bem positiva a presença dos profissionais nas escolas”.

Giareton mencionou que já foi iniciada a vacinação dos profissionais da Educação no município de Colombo. “Até o momento, vacinamos 380 profissionais [entre 55 e 59 anos] da rede municipal, estadual, federal e particular. Segundo o nosso relatório aproximadamente 120 profissionais da educação dentro dessa faixa etária ainda não compareceram para a vacinação. Nessa quinta-feira (20), iremos abrir novamente a vacinação para que esses profissionais tenham a oportunidade de tomar a vacina. Recebemos mais 360 doses. Pelo nosso relatório, iremos definir quais profissionais irão se vacinar na sequência. Dependemos das informações da vacinação desta quinta-feira para analisarmos.

O secretário reforçou a ideia de que o restabelecimento das aulas em Colombo somente será feito com a segurança da imunização dos educadores e assim o retorno das aulas presenciais poderá ser planejado e retomado gradativamente. “Enquanto secretário de Educação e professor, defendo que as nossas aulas devem voltar gradativamente a partir do momento que tivermos a segurança plena de que os nossos profissionais da Educação estiverem imunizados. Após a imunização, com cautela e com prudência organizarmos a volta às aulas de forma gradativa e segura para os nossos alunos colombenses”.

O vice-prefeito enumerou as ampliações, inaugurações de novos espaços para os CMEIS, além de reformas e melhorias nas instituições de ensino. “Com a pandemia, estamos preparando esses ambientes, pois algumas escolas estão com problemas estruturais. Estamos aproveitando esse momento para arrumarmos, reformarmos e ampliarmos as escolas e CMEIs. Com as reformas e obras em nossas instituições, vamos poder trazer melhores condições aos nossos alunos e profissionais da educação. Também estamos pensando no nosso transporte escolar. Implantamos o livro de chamadas online para facilitar e organizar o trabalho em sete escolas”.

Alcione destacou a valorização que foi dada na Educação Especial e os atendimentos realizados. “Só que tem alguém Especial na família, quem já trabalhou sabe o quanto precisamos ser sensíveis nessa questão da Educação Especial. Essa foi uma das questões que colocamos como prioridade. No bairro São Gabriel, iremos abrir um novo Centro de Atendimento a Educação Especial (CAEC) para ampliarmos o atendimento das famílias que tanto necessitam. Temos feito muitos atendimentos. No mês de abril foram feitos 620 atendimentos. Estamos implementando um calendário para a Síndrome de Down, Epilepsia, Autismo e outras questões da Educação Especial”, disse.

Ao final, o vice-prefeito pediu aos vereadores colombenses para olharem de forma diferenciada para os profissionais da área de Educação. “Devemos criar condições de trabalho, valorizar esses profissionais e os locais onde eles trabalham. Dessa forma teremos um sucesso maior na nossa cidade. Colombo está avançando e vai avançar ainda mais nos próximos anos. Se não pensarmos na Educação ficará uma lacuna imensa. Temos que pensar na formação dos nossos jovens e dos nossos profissionais, nas estruturas das nossas escolas municipais e estaduais, temos que pensar na Educação como um todo. Só iremos restabelecer as aulas presenciais quando os nossos profissionais da área da Educação estiveram imunizados e com segurança de que a gente coloque o menor risco possível na vida desses profissionais”.

Os vereadores da Casa Legislativa parabenizaram os trabalhos da secretaria Municipal da Educação e aproveitaram a oportunidade para dirimirem as questões que estavam pendentes de esclarecimentos sobre reformas das escolas municipais/estaduais e CMEIs, como retorno às aulas, falta de equipamentos de proteção individual e equipamentos tecnológicos, e outras questões específicas da educação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *