CMC retoma oficialmente as sessões plenárias de 2023

Encerrado o período de recesso parlamentar, o retorno oficial dos trabalhos legislativos da CMC aconteceu na tarde desta terça-feira (7). Foi a 1ª sessão ordinária da nova Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024. O evento anual foi marcado pelas mensagens do Poder Executivo e pelas bençãos proferidas pelos líderes religiosos para o novo ano legislativo.

Primeira sessão legislativa de 2023 teve bençãos dos líderes religiosos do município de Colombo.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Os vereadores da Câmara Municipal de Colombo retomaram os trabalhos em Plenário nesta terça-feira (7), com a primeira sessão Legislativa do ano, encerrando assim o período de recesso parlamentar. O encontro foi conduzido pelo vereador e presidente da Casa, vereador Vagner da Viação no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Os vereadores da Câmara Municipal de Colombo retomaram os trabalhos em Plenário nesta terça-feira (7), com a primeira sessão Legislativa do ano, encerrando assim o período de recesso parlamentar. O encontro foi conduzido pelo vereador e presidente da Casa, vereador Vagner da Viação no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves.

O retorno legislativo marca também o início dos trabalhos da nova Mesa Diretora da CMC eleita para o biênio 2023-2024, constituída pelo presidente Vagner da Viação; vice-presidente – Marcos Dumonte; 1º Secretário – Osmair Possebam; 2º Secretário- Sidinei Campos e 3ª Secretária – Dolíria Strapasson.

A primeira sessão legislativa da CMC foi marcada pelas bençãos religiosas proferidas pelo padre José Ronaldo Venâncio dos Santos, representando o Pároco Luiz Antonio Mascarello, da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, pelo pastor doutor Edilson Siqueira, presidente da Igreja Assembleia de Deus de Colombo e pelo babalorixá Jorge Kibanazambi, representante da Associação Beneficente Afro Brasileira São Jerônimo e São Jorge.

O vice-prefeito Alcione Luiz Giarreton destacou e parabenizou o trabalho desempenhado pelos edis no município. “Temos orgulho do trabalho feito pelos nossos vereadores que são sempre muito atuantes, conscientes e participativos em nossa cidade. Em 2023, vamos vivenciar inúmeros projetos inovadores que farão grande diferença em Colombo. Que essa Casa do Povo seja muito abençoada e que vocês tenham muita saúde e inspiração para ajudar a continuar fazendo a diferença para esse povo e para essa cidade”, disse.

Na mensagem do governo, o chefe do Executivo, que também atuou como vereador na 15ª Legislatura (2009 – 2012), destacou a harmonia entre os poderes municipais e fez um balanço da gestão até o momento. “Iniciamos hoje o nosso ano legislativo, mas o ano de trabalho já começou antes. Sabemos da necessidade de promovermos o avanço do município. Temos trabalhado muito e juntos desde 2021. Lembrando que, naquela época, estávamos em um cenário de pandemia com pessoas em casa,
comércios fechados, hospitais lotados e sem vacinas. Não sabíamos o que iria conhecer. Foi um início difícil, mas aos poucos fomos vencendo esse momento. Durante esse período, trabalhamos muito na busca de projetos e na obtenção de recursos para poder prepararmos as coisas. Agora, estamos em um momento diferente, vivendo uma nova fase da nossa gestão com projetos prontos, com as coisas já acontecendo. Como exemplos, temos a construção do Hospital Geral de Colombo, os avanços na área da Educação (distribuição de uniformes e materiais escolares), obras importantes na infraestrutura urbana ( duplicação de mais um trecho da Rodovia da Uva), reabertura da UPA do Jardim Osasco, habilitação do SUS no Hospital São Rafael Arcanjo, criação da Cidade Industrial de Colombo, entre outros. Queremos continuar com a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo. Isso é de fundamental importância”, declarou o prefeito Helder Lazarotto.

Em seu discurso aos 17 vereadores que compõem a 18ª Legislatura (2021-2024), o chefe do Legislativo, vereador Vagner da Viação, salientou que haverá a continuidade do trabalho positivo e produtivo realizado em 2022, destacando também a importância da parceria, da harmonia e da independência entre os Poderes Executivo e Legislativo em buscar melhorias para a população, além de aproximar e ampliar ainda mais o contato do Poder Legislativo com o cidadão colombense. “Hoje é o primeiro dia de sessão. Desejo a todos um ano profícuo, exitoso, frutífero, de muito trabalho, com respeito mútuo e entendimento de parte a parte. O diálogo com o Poder Executivo continuará para que importantes projetos possam avançar”, garantiu o presidente da Casa.

Na avaliação do parlamentar, o ano de 2023 será de grandes expectativas, perspectivas e diversos trabalhos a serem realizados. “Trabalharemos ainda mais, para que a boa política, de fato, mude a vida das pessoas. A Casa Legislativa está para proteger e fomentar a prosperidade da população, com especial atenção aos mais vulneráveis. Reafirmo a nossa disposição em contribuir com os projetos, com aperfeiçoamentos e debates. E assim, vamos buscando resolver o que nos compete como legisladores. Procuramos honrar com muita luta e trabalho a confiança que nos foi dada pelos eleitores. O nosso compromisso é com os colombenses que nos escolheram para representá-los. Por mais que a gente trabalhe, sempre vai faltar algo que precisa ser feito, mas vamos continuar. Os desafios são enormes e constantes.”, finalizou o líder do Legislativo.

Estiveram presentes na abertura da sessão legislativa de 2023, do terceiro ano da 18ª legislatura, o prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito Alcione Giaretton, o secretário de Comunicação Onéias Ribeiro de Souza, secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Ratinho Gotardo, e alguns líderes religiosos, Paulo Sérgio, em representação do deputado federal Geraldo Mendes, assessores, servidores da CMC, entre outros.

Entrega de Medalhas – Na oportunidade, o prefeito Helder Luiz Lazarotto ressaltou a grande importância e representatividade da Festa da Uva no município de Colombo e realizou a entrega de uma medalha da 56ª Festa aos parlamentares, como forma de reconhecimento pela parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo.

Matérias Divulgadas – A primeira sessão plenária de 2023 não contou com a Ordem do Dia, ou seja, ela não prevê a discussão e votação de uma pauta de projetos de lei. No entanto, cinco matérias foram divulgadas, entraram em pauta e suas deliberações ocorrem a partir da sessão da próxima terça-feira (14). Confira os itens abaixo:

  1. Veto ao Projeto de Lei do Legislativo nº 1016/2021 ( Autor Giovani Strapasson) – Assunto: Regula as atividades dos guardadores de carro “flanelinhas” no Município de Colombo;
  2. Projeto de Lei do Executivo nº 46/2022 – Assunto: Altera disposições da Lei nº 1.349/2014 em relação aos cargos de técnico em radiologia, engenheiro de segurança do trabalho, psicopedagogo, jornalista, técnico em farmácia, turismólogo, e motorista de veículos;
  3. Projeto de Lei do Executivo nº 50/2022 – Assunto: Fica instituída a Contribuição de Melhoria, que obedecerá ao disposto nesta Lei;
  4. Projeto de Lei do Executivo nº 53/2022 – Assunto: Revoga a Lei Municipal nº 768/2000;
  5. Projeto de Lei do Executivo nº 01/2023 – Assunto: Dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *