Diversas proposituras foram deliberadas durante a última reunião ordinária de junho.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Três projetos de lei do Legislativo e diversas indicações foram deliberados durante a 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Colombo. 15 dos 17 vereadores estiveram presentes na reunião plenária. Os trabalhos foram conduzidos presidente da Casa de Leis, vereador Vagner da Viação.
No Pequeno Expediente, o líder do governo na Casa de Leis, vereador Professor Roger, falou sobre o ataque ocorrido nesta segunda-feira (19), no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, localizado no município de Cambé, região norte do Paraná. Na sequência, o Plenário da CMC prestou um minuto de silêncio pelos dois estudantes mortos.
O Plenário aprovou em primeiro turno, o PL do Legislativo 778/2016 que institui o Dia das Educadoras e dos Educadores Sociais, a ser comemorado anualmente em 19 de setembro. Essa proposta é de iniciativa do vereador Anderson Prego (PT).
Ainda na pauta da Ordem do Dia, a propositura que institui no calendário de eventos oficiais do município a Semana Municipal de Educação Física foi aprovada, em primeira discussão, através do (PL do Legislativo 930/2021), proposto pelo vereador Evandro França.
Entre as propostas, foi divulgado o Substitutivo Geral ao PL do Legislativo 1071/2023, proposto pelo vereador Giovani Strapasson, que institui a Semana da Agricultura Familiar Colombense. A matéria retorna para ser votada e aprovada em dois turnos de discussão e votação.
Além dos projetos de lei, 17 indicações de sugestões de melhorias foram divulgadas. Essas proposituras, que não passam por votações, foram encaminhadas ao Poder Executivo e aos órgãos competentes. A pauta completa está disponibilizada em Atividades do Legislativo.
Outros Temas – Assuntos como trânsito, pavimentação asfáltica, atendimento nas UPAs de Colombo, falta de médicos especialistas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Osasco, realização de obras em algumas das escolas da Vila Zumbi, prevenção de alagamentos em relação ao Rio Palmital, verbas disponibilizadas para as Escolas Lacerda, Colégio Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto e Ceebja Ulisses Guimarães, foram alguns dos assuntos abordados pelos edis em suas explicações pessoais.
Clique aqui para conferir mais fotos da sessão.
