Importantes proposituras foram deliberadas na sessão ordinária. Parlamentares também receberam no plenário a Associação de Moradores do Parque Monte Castelo, Vale das Flores e Jardim das Violetas (ASMOV).

Na Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (08), a presidente da Associação de Moradores do Parque Monte Castelo, Vale das Flores e Jardim das Violetas (ASMOV), Gilmara Amaral falou sobre as atividades desenvolvidas pela associação no município de Colombo.
Atendendo ao convite feito pelo vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos Dumonte, a convidada agradeceu a oportunidade concedida, relatou sobre a história da instituição e explanou sobre seu funcionamento, os serviços e atividades ofertadas.
“A associação existe desde 1988. Muitos moradores procuram a associação para suporte e orientação em busca de serviços e direitos básicos. Como exemplo, temos o Projeto “Sobreviver” que é ofertado para crianças e adolescentes. A participação da associação dos moradores nos conselhos proporciona muitas conquistas. Há uma mobilização comunitária que acontece no bairro. Precisamos de acompanhamento, auxílio e de assessoria. Aproveito esse momento para enfatizar a necessidade de auxílio de recursos para as associações de moradores. Com a aprovação do projeto de lei, a utilidade pública é de grande importância para entidade”, declarou.
Na sequência, o coordenador da Prefeitura Municipal, Josmar Lima Amaral expressou alegria ao falar sobre a associação. “O trabalho é árduo, mas altamente compensador. Dependemos de ajuda para manter o atendimento às pessoas que mais precisam. Saliento a necessidade de os vereadores apoiarem os movimentos comunitários e as entidades locais. Que as políticas públicas aconteçam realmente nas bases. A utilidade pública abre portas para voos mais altos”.
Por unanimidade, a CMC aprovou, em segundo turno, o PL do Legislativo 1043/2022 que institui, no âmbito do município de Colombo, o Mês Maio Furta-Cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cidadão e promoção da saúde mental materna. A propositura é de iniciativa do vereador Evandro França.
Os vereadores aprovaram, em primeira votação e discussão, o PL do Legislativo 1075/2023 solicitado pelo vereador Marcos Dumontee Emenda Supressiva, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposição declara de utilidade pública a Associação de Moradores do Parque Monte Castelo, Vale das Flores e Jardim das Violetas (ASMOV).
O plenário confirmou, em primeiro turno, o Substitutivo Geral ao PL do Legislativo 1077/2023, que altera a denominação do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Espaço da Criança para Pedro Darci Strapasson. A iniciativa é do presidente da Casa de Leis, vereador Vagner da Viação.
Ainda na plenária, foram divulgadas as emendas ao PL do Legislativo 1095/2023 que dispõe sobre o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores do Poder Legislativo do Município. A matéria é proposta pela Mesa Diretora.
Indicações – Ainda na reunião legislativa, foram submetidas ao plenário 25 proposições que visam atender as demandas e reivindicações dos moradores sobre diversos temas de interesse público. Essas proposituras foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal para ciência dos pedidos. Vale destacar que essas indicações não possuem poder impositivo.
Presenças – Estiveram presentes no encontro os ex-vereadores Pelé Strapasson e Edson Baggio, além de amigos e familiares de Pedro Darci Strapasson.
Confira aqui mais fotos da sessão ordinária.
