Sessões foram convocadas pelo presidente da CMC, vereador Vagner da Viação, para atender a demanda.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
A Câmara Municipal de Colombo realizou duas sessões extraordinárias na tarde desta quinta-feira (07), para a deliberação de algumas matérias do Poder Executivo e Legislativo. As reuniões podem ser acompanhadas pela comunidade presencialmente no plenário ou através do canal da CMC no YouTube.
Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei do Executivo 33/2023 que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 15.745.885,75.
A proposta que extingue cargos do quadro de servidores do poder público municipal e dá outras providências (Substitutivo Geral ao Projeto de Lei do Executivo 15/2023) foi aprovado, em plenário, em segunda e definitiva votação.
Ainda na plenária, foram votadas e aprovadas, em segunda votação, três proposituras oriundas do Poder Legislativo. De iniciativa do vereador Renato da Farmácia, o PL do Legislativo 1053/2022 institui no âmbito do município de Colombo o incentivo à aprendizagem do Jogo de Xadrez na rede pública de ensino.
Apresentado pelo vereador Pastor Carlinhos, o PL do Legislativo 1090/2023, declara de Utilidade Pública a Associação Segunda Casa, localizada no bairro Campo Pequeno. A instituição promove atividades ligadas à cultura e à arte. Mais informações sobre os projetos de lei votados nas plenárias estão disponíveis no site da CMC.
Já o PL do Legislativo 1091/2023, de iniciativa do vereador Anderson Prego declara como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Colombo, a cultura Hip Hop com todas as suas manifestações artísticas.
Foi divulgado a propositura que dispõe sobre a Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Colombo (PMAPO). Encaminhada pelo Poder Executivo, a matéria (PL do Executivo 32/2023) retorna à pauta de votação do Legislativo nas próximas sessões ordinárias.
Projetos Divulgados – Foram divulgados dois projetos de lei do Poder Legislativo. O primeiro (PL 1106/2023), do vereador Sidinei Campos, trata da Declaração de Utilidade Pública da Associação Filantrópica Ebenezer (AFE). A outra proposta (PL 1107/2023), sugerida pelo presidente da CMC, vereador Vagner da Viação, denomina de Unidade Básica de Saúde Gerhard Möller, a Unidade Básica de Saúde do bairro Cesar Augusto, conforme especifica.
Sessões Extraordinárias – As reuniões extraordinárias podem ocorrer em qualquer dia e horário e serão usadas apenas para a discussão dos projetos em pauta. Ou seja, não haverá espaço para o pequeno e o grande expediente, normalmente utilizados pelos vereadores para a explanação de outros assuntos.
Confira mais fotos das reuniões extraordinárias.
