O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Colombo, a palestra “Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”, ministrada pela policial penal e coordenadora da Campanha Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho – DEPPEN/PR, Vaneska Calixto da Costa.
Promovida pela Procuradoria da Mulher da CMC, em parceria com a Escola do Legislativo da Casa Legislativa, a ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Escola de Gestão e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A palestrante trouxe sua experiência e conhecimento para discutir estratégias de combate e prevenção ao assédio no ambiente profissional. Temas como formas de assédio, assédio moral e sexual contra as mulheres, danos para quem sofre o assédio e para as instituições, o papel da Administração Pública, como agir em caso de assédio foram abordados durante a palestra.
A convidada falou sobre as diversas formas de assédio, como identificá-las e as suas consequências, como a exclusão, o isolamento, a difamação, situações humilhantes, danos físicos e psíquicos à pessoa assediada e, em alguns casos, o suicídio. A palestrante destacou que essas situações vividas no trabalho prejudicam as relações afetivas dos indivíduos. Vaneska também alertou que uma das principais formas de prevenção é a informação sobre o tema.
“Esta ação tem como objetivo informar e esclarecer os agentes públicos sobre os assédios, como prevenir e combater essa prática que adoece o trabalhador e, consequentemente, prejudica o seu desempenho laboral e suas relações interpessoais, sejam no ambiente de trabalho ou na esfera pessoal e social. Certas condutas que eram aceitas há alguns anos, hoje podem ser vistas como abusivas e desrespeitosas, gerando um ambiente laboral doentio tanto para o indivíduo, como para a instituição como um todo. É responsabilidade de todos e da Administração Pública combater todo o tipo de assédio e preconceitos para que possamos ter um ambiente laboral saudável e produtivo”, destacou a palestrante.
A vereadora Dolíria Strapasson (PSD), procuradora da mulher da Câmara Municipal, destacou sobre a conscientização, a importância e a necessidade de que se promovam debates e palestras para a mitigação de qualquer tipo de assédio.
Participaram da palestra os assessores e servidores da Câmara Municipal; a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social – Elis Lazarotto; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Camila Carneiro; e a comunidade em geral.
Conceito – O assédio moral no ambiente de trabalho envolve comportamentos abusivos, humilhantes, discriminatórios ou constrangedores que visam prejudicar psicologicamente uma pessoa. Já o assédio sexual refere-se a gestos, comentários ou condutas de natureza sexual indesejados, que criam um ambiente hostil, intimidante ou ofensivo para a vítima. Ambos são formas de violência no ambiente profissional e devem ser combatidos.
Dentre as espécies de assédio moral temos o vertical descendente – quando a violência parte do chefe ou superior hierárquico, vertical ascendente – quando a violência é praticada pelo grupo de empregados contra um chefe, e horizontal – a violência é praticada por um ou vários colegas de mesmo nível hierárquico.
