Além das indicações, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Colombo, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, segurança no trânsito estiveram entre as proposituras analisadas na sessão plenária.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Na tarde da última terça-feira (6), os parlamentares da Câmara Municipal de Colombo participaram da primeira sessão ordinária do mês de maio para debater temas de interesse público. Na pauta, a apreciação de cinco projetos de lei de autoria dos Poderes Executivo e Legislativo.
Foi aprovado, em segunda votação, o PL do Legislativo 1.138/202 e Emenda Modificativa. A proposta denomina o logradouro público do município de Colombo de Rua Rozeli Aparecida Gravi Gonçalves Pereira. Ambas as matérias, aprovadas por unanimidade, são de iniciativa do vereador Renato da Farmácia (PSD).
Em primeiro turno de discussão e votação esteve o PL do Executivo 6/2025 que inclui a Mostra de Dança de Colombo no calendário oficial de eventos do município de Colombo. A propositura retorna à pauta da próxima sessão ordinária (13) para ser avaliada em turno definitivo de votação.
Dois projetos de lei provenientes do Poder Executivo foram divulgados. O primeiro (PL 15/2025) altera o artigo 5º da Lei nº 1.514 de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a composição da plenária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Colombo – COMDEC. O outro (PL 16/2025) altera o artigo 2º e o §5º do artigo 4º da Lei Municipal nº 1.529, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM.
Também foi divulgado um projeto de lei do Legislativo Municipal. Trata-se do PL 1.152/2025, que dispõe sobre a proibição da prática de se agarrar ou ser rebocado por veículos em movimento utilizando bicicletas, skates, patinetes ou similares no município de Colombo, estabelece sanções administrativas e dá outras providências. A proposição é de autoria do vereador Maicon Martins (PP).
Ainda na sessão plenária foram apresentadas 41 indicações. Assinaram esses documentos o presidente da Casa, vereador Joel Bueno (PSD) e os vereadores Pastor Abelardo Gomes (PSD), Kiko (União), Zé Arcie (PL), Ratinho Gotardo (PSD), Pastor Helio Feitosa (PL), Ney Marcelino (Podemos), Bruno Dias (PSB), Vagner da Viação (PP), Evandro França (PSD), Elcio do Aviário (MDB), Tininho Mello (PSD), Ademar Costa (União), Pastor Carlinhos (PP), João Agrolombo (PL) e Maicon Martins (PP). A pauta completa está disponível em Edital das Sessões.
Pequeno Expediente – O vereador Maicon Martins (PP) utilizou esse espaço para abordar sobre a 1ª Conferência LGBTQIA+, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, em Colombo.
Tribuna Livre – Os direitos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) foram abordados na tribuna popular desta terça-feira (6) pela agente Ondna Rodrigues Macedo e pelo advogado Rafael Oliveira Carvalho.