45 proposituras estiveram na Pauta da Ordem do Dia.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Os vereadores colombenses se reuniram nesta terça-feira (13), no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, para a 15ª sessão ordinária do ano, colocando em pauta 45 proposituras que tramitam na Casa de Leis. A reunião plenária foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Joel Bueno (PSD) e contou com a presença de todos os vereadores que integram o Legislativo colombense.
Em segunda discussão e votação esteve o PL do Executivo 06/2025 que inclui a Mostra de Dança de Colombo no calendário oficial de eventos do município. A proposta está apta para ser sancionada pelo Poder Executivo Municipal.
Foi aprovado, em primeiro turno, o PL do Executivo 8/2025. A propositura cria a Unidade de Acolhimento Institucional “Acalanto”, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. A proposta segue para o segundo turno na próxima sessão ordinária (20).
Ainda na plenária, foram divulgados dois projetos de lei do Poder Executivo. São eles: o PL 17/2025 que cria o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas em Colombo, implanta o Fundo Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, e dá outras providências; e o PL 19/2025 institui o Programa de Recuperação Fiscal – Recupera Colombo 2025 – do município de Colombo e dá outras providências.
Dois novos projetos provenientes do Parlamento colombense foram divulgados durante a sessão. Entre os projetos está o PL 1.153/2025, de autoria da Mesa Diretiva, que concede revisão geral anual aos servidores públicos do Poder Legislativo.
Outro projeto divulgado, foi o PL do Legislativo 1154/2025. A proposição, protocolada pelo vereador Ratinho Gotardo (PSD), denomina o logradouro público do município de Colombo de Sd. Marcos Aurélio dos Santos Junior.
Além da exposição dos projetos, os vereadores debateram sobre acolhimento, cultura, políticas públicas sobre drogas, recuperação fiscal, melhorias em infraestrutura, saúde, segurança nos bairros, pedofilia, entre outros assuntos relevantes.
Presenças – Estiveram presentes na sessão o presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva do Sul, Carlos Rodrigo Israel, a vice-presidente, Rosangela de Lima Andreatta e o primeiro-secretário, Adilson Sérgio Scremin.
Indicações – Também compuseram a pauta 38 indicações com a finalidade de beneficiar a população colombense. Essas matérias, que não exigem aprovação plenária, foram apresentadas e encaminhadas aos órgãos competentes. Assinaram esses documentos os vereadores Ratinho Gotardo (PSD), Pastor Abelardo Gomes (PSD), Elcio do Aviário (MDB), Kiko (União), Zé Arcie (PL), Pastor Helio Feitosa (PL), Ademar Costa (União), Renato da Farmácia (PSD), Bruno Dias (PSB) e Maicon Martins (PP) As matérias legislativas apresentadas pelos parlamentares estão disponíveis em Edital das Sessões.
Tribuna Livre – O deputado estadual Gilson de Souza (PL) utilizou esse espaço para falar sobre a pedofilia, reforçando a importância da conscientização e proteção das crianças.
Confira abaixo mais fotos da sessão.