Combate ao Abuso infantil é tema da Tribuna Livre na CMC

O deputado estadual Gilson de Souza abordou sobre o assunto.

“Precisamos ser a voz daqueles que não tem voz”, afirmou o deputado estadual Gilson de Souza.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Na última terça-feira, a Câmara Municipal de Colombo recebeu, na Tribuna Livre, o deputado estadual Gilson de Souza (PL) para falar sobre a campanha de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A iniciativa da Tribuna foi do vereador Pastor Carlinhos (PP).

Anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Isso significa que, a cada hora, 3 crianças são abusadas – mais da metade delas tem entre 1 e 5 anos de idade. Os números podem ser ainda maiores, considerando que somente 7,5% dos dados são denunciados às autoridades.

Gilson de Souza entende que desde a criação da Lei 17.673/2013, “Todos Contra a Pedofilia”, o Paraná deu um importante passo na luta pela proteção da infância e na punição rigorosa dos agressores.

O convidado explicou a importância dessa lei que é um marco na prevenção e no enfrentamento do abuso sexual infantil. “A Lei 17.673/2013 criou a Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia e promove ações educativas, mobilização social e divulgação de canais de denúncia, fortalecendo a rede de proteção às crianças em nosso Estado. Precisamos ser a voz daqueles que não tem voz”.

O deputado também informou alguns dados alarmantes. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 4 crianças sofre abuso sexual até os 18 anos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), 70% dos casos ocorrem dentro de casa ou por pessoas próximas. Sigo atuando firmemente para proteger a infância. Defendo a educação preventiva nas escolas. Proponho a capacitação de professores e profissionais da saúde. Luto por leis mais duras contra agressores de crianças. A proteção começa em casa, na escola, na igreja, no convívio social. Esteja atento. Denuncie. Compartilhe informações. Juntos podemos proteger nossas crianças e romper o silencio que alimenta esse crime”.

Maio Laranja – A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Federal 14.432/2022. O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O dia 18 foi instituído pela Lei Federal 9970/2000 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos 8 anos de idade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *