Criação do Conselho Municipal da Juventude e Plano Municipal de Educação seguem para sanção

A CMC debateu importantes proposições apresentadas pelos vereadores.

Sessão ordinária foi marcada por diversas deliberações importantes para o município.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

A Câmara Municipal de Colombo realizou a primeira reunião plenária do mês de junho. 50 proposições foram aprovadas durante a 18ª reunião ordinária, realizada na tarde desta terça-feira (3), no plenário da Câmara. A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Joel Bueno (PSD). Todos os vereadores estiveram presentes.

Um dos destaques da reunião foi a votação, em segundo turno, do PL 10/2025 e Emendas Aditiva, Modificativa e Supressiva, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal da Juventude e institui o Fundo Municipal da Juventude e dá outras providências.

O Plenário da Câmara aprovou em segunda e definitiva votação o Projeto de Lei do Executivo 13/2025 e Emenda Supressiva. O projeto em pauta prorroga o Plano Municipal de Educação aprovado pela Lei nº 1.373 de 23 de junho de 2015 foi aprovado em segunda discussão. A proposição já pode ser sancionada pelo prefeito Helder Lazarotto (PSD).

Em primeira discussão e votação, os vereadores aprovaram o PL do Legislativo 1148/2025 e Emenda Modificativa, ambas elaboradas pelo vereador Ney Marcelino (Podemos). A matéria denomina a praça pública presente na esquina entre as ruas Felipe Soppa e Aníbal Feliciano dos Santos no núcleo informal consolidado, conhecido como Vila Nova, no bairro Roça Grande, como “Praça Futuro da Vila”.

Também em primeiro turno de votação, foram aprovados o PL do Legislativo 1149/2025, do vereador Ratinho Gotardo (PSD), que declara de utilidade pública Associação Esportiva Colombo Futsal Feminino e ainda o PL do Legislativo 1150/2025, da Mesa Diretiva, que altera a redação do art. 2º da Lei Municipal nº 1.490, de 21 de dezembro de 2018, que fixa o valor das diárias.

Tramitando em regime de urgência, foi divulgada a Emenda Supressiva ao Projeto de Lei do Executivo 17/2025 que cria o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas em Colombo, implanta o Fundo Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, e dá outras providências.

Outra propositura divulgada foi a Emenda Supressiva ao PL do Legislativo 1152/2025 que dispõe sobre a proibição da prática de se agarrar ou ser rebocado por veículos em movimento utilizando bicicletas, skates, patinetes ou similares no município de Colombo, estabelece sanções administrativas e dá outras providências. A emenda é de iniciativa do vereador Ney Marcelino (Podemos) e o projeto é proposto pelo vereador Maicon Martins (PP).

A proposta que declara de utilidade pública a Associação Amigas Empreendedoras e Empoderadas de Colombo também foi divulgada. Trata-se do PL do Legislativo 1156/2025, sugerido pelo vereador Bruno Dias (PSB). Mais informações sobre os projetos de lei votados nas plenárias estão disponíveis no site da CMC.

Indicações – Vale destacar que as 37 proposituras apresentadas na reunião legislativa visam atender aos anseios dos cidadãos colombenses. Todas as indicações foram encaminhadas aos órgãos competentes. Assinaram esses documentos o presidente da Casa, vereador Joel Bueno (PSD), e os vereadores Pastor Carlinhos (PP), João Agrolombo (PL), Bruno Dias (PSB), Pastor Helio Feitosa (PL), Elcio do Aviário (MDB), Kiko (União), Pastor Abelardo Gomes (PSD), Ratinho Gotardo (PSD), Vagner da Viação (PP), Ney Marcelino (Podemos), Zé Arcie (PL), Maicon Martins (PP), Ademar Costa (União) e Evandro França (PSD).

Pequeno Expediente – O vereador Maicon Martins (PP) fez um comunicado sobre o falecimento da professora Silvaneide Monteiro que trabalhava na Escola Municipal Jaime Canet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *