Câmara aprova 38 proposituras em reunião ordinária, nesta terça (10)

Um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que trata das diretrizes orçamentárias do munícipio estão na Pauta da sessão ordinária.

Pauta da Ordem do Dia também traz projeto de lei que dispõe sobre proibição de rabeiras.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Na tarde desta terça-feira (10) foi realizada a segunda sessão ordinária do mês de junho na Câmara Municipal de Colombo. Na Ordem do Dia, os parlamentares da 19ª Legislatura (2025-2028) apreciaram 38 proposituras. Os encontros acontecem às terças-feiras, com transmissão pelo canal da CMC no YouTube e podem ser acompanhadas, de forma presencial, no Plenário da Casa de Leis.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram o PL do Legislativo 1152/2025 e Emenda Supressiva que dispõe sobre a proibição da prática de se agarrar ou ser rebocado por veículos em movimento utilizando bicicletas, skates, patinetes ou similares no município de Colombo, estabelece sanções administrativas e dá outras providências. O projeto é de autoria do vereador Maicon Martins (PP). O projeto está apto para ser sancionado pela Prefeitura Municipal.

A concessão de revisão geral anual aos servidores públicos do Poder Legislativo (PL do Legislativo 1153/2025) avançou mais uma etapa na tramitação na Câmara Municipal. Elaborado pela Mesa Diretiva, a propositura foi aprovada em primeira votação. A matéria retorna à pauta para ser votada em turno definitivo na próxima sessão ordinária (17).

Do vereador Renato da Farmácia (PSD), foi divulgado o Substitutivo Geral ao PL do Legislativo 1047/2022 que dispõe sobre a proibição da comercialização do cobre, alumínio e assemelhados sem origem no município de Colombo e dá outras providências.

Também foi divulgada a Emenda ao PL do Legislativo 1151/2025 que dispõe sobre a inclusão da Marcha para Jesus no Calendário Oficial de Eventos do município de Colombo, reconhece sua relevância cultural e dá outras providências. A emenda e o projeto são de iniciativa do vereador Pastor Helio Feitosa (PL).

Do Poder Executivo Municipal, foi divulgado o PL do Executivo 14/2025 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias do município de Colombo, para o exercício de 2026, e dá outras providências.

Iniciou tramitação no Plenário da CMC, o Projeto de Resolução 1/2025, criado pela Mesa Diretiva. A proposição acrescenta, altera e revoga dispositivos ao Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Colombo.

Discussão Única – Durante a reunião ordinária, a Câmara aprovou, em discussão única, dois projetos de resolução. O primeiro (Projeto de Decreto Legislativo 121/2025) concede Título de Cidadão Honorário do município de Colombo para o deputado estadual Alexandre Maranhão Khury. O outro (Projeto de Decreto Legislativo 122/2025) concede título de cidadão honorário do município de Colombo para Aliel Machado Bark.

Indicações – Foram apresentadas um conjunto de indicações à Prefeitura Municipal com demandas e sugestões visando aumentar a qualidade de vida dos cidadãos colombenses. Essas proposituras, que não são impositivas, foram encaminhadas aos órgãos competentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *