Entre os destaques, as aprovações dos projetos sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e mascote da Gruta do Bacaetava.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Em sessão ordinária organizada, na tarde desta terça-feira (1), os vereadores da Câmara Municipal de Colombo deliberaram sobre dois projetos de autoria do Poder Executivo. Com a presença de todos os parlamentares, a sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Joel Bueno (PSD).
Um dos projetos de destaque aprovado, em segundo turno pelo Plenário, foi o PL do Executivo 16/2025 que altera o artigo 2º e o § 5º do artigo 4º da Lei Municipal nº 1.529, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM. A matéria está apta para ser sancionada pelo prefeito Helder Lazarotto (PSD).
Outra iniciativa que retornou à pauta, para segunda análise, foi o PL do Executivo 18/2025 que institui a mascote oficial da Gruta do Bacaetava, denominado Lumi, o Guia Luminescente, e dá outras providências. Com a aprovação do plenário da CMC, a propositura está apta a seguir para a sanção da Prefeitura Municipal.
Período de Paula – O Projeto de Resolução 1/2025, elaborado pela Mesa Diretiva, acrescenta, altera e revoga dispositivos ao Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Colombo. Essa proposta está em período de pauta.
Tribuna Livre: O presidente da APMC, Claudinei Duarte de Lima, apresentou as reivindicações dos trabalhadores em educação e demais servidores.