O destaque da sessão foi a homenagem póstuma para o vereador Cezinha Heua que faleceu nessa última terça-feira (14).

(Foto: Silmara Portes/CMC)
A Câmara Municipal de Colombo realizou mais uma sessão ordinária, excepcionalmente, nesta sexta-feira em decorrência do falecimento do vereador Cezinha Heua no último dia 14 de março. A sessão contou com a presença de 15 parlamentares, sob a presidência do vereador Vagner da Viação (PP). No decorrer da sessão, os vereadores falaram sobre a vida pública do vereador Cezinha Heua e manifestaram suas condolências aos familiares e amigos.
No início da plenária, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao vereador Paulo Cezar Heua, popularmente conhecido como Cezinha Heua. Também foi feita uma apresentação com fotos dos momentos em que o vereador esteve com a comunidade na qual desempenhava um excelente trabalho voltado, principalmente, aos Centros de Convivência. Para finalizar esse momento, o Capelão Militar, o reverendo Rogério Luís Victório Silva, proferiu algumas palavras de consolo e conforto aos amigos e familiares presentes, fez uma prece e entoou uma canção.
No Grande Expediente, foi votada e aprovada a ata da sessão anterior. Houve requerimento do vereador Anderson Prego para que fosse retirada de pauta a Moção 01/2023 de sua autoria. O pedido foi aprovado por unanimidade.
Ainda com anuência do Plenário, foram divulgados o Substitutivo Geral ao PL do Executivo 01/2023, de autoria das Comissões de Constituição e Justiça; Economia, finanças e Orçamento; Educação, Saúde e Bem-Estar Social; Defesa do Cidadão e Segurança Pública; e Urbanismo, Obras e Serviços Públicos e Transporte. A propositura dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O PL do Executivo 02/2023, aprovado para tramitação em regime de urgência na Casa Legislativa, dispõe sobre o rateio das sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de valorização dos profissionais da Educação com a aplicação da Lei 14.113/2020 aos profissionais da Educação Básica e efetivo exercício.
Ainda no expediente com votação, foram divulgadas as Emendas Modificativa e Supressiva ao PL do Legislativo 837/2018, de iniciativa do vereador Sidinei Campos. O referido projeto, de autoria do vereador Marcos Dumonte, dispõe sobre a penalidade de multa para quem causar dano ao patrimônio público ou privado. Todas as matérias debatidas e aprovadas em plenário podem ser conferidas em Edital das Sessões.
Na Ordem do Dia, foi aprovado em segundo turno de discussão e votação, o PL do Executivo 46/2022 que altera disposições da Lei 1.349/2014 em relação aos cargos de técnico em radiologia, engenheiro de segurança do trabalho, psicopedagogo, jornalista, técnico em farmácia, turismólogo, e motorista de veículos. Agora a proposta segue para a sanção ou veto da Prefeitura Municipal de Colombo. Aprovado por 13 votos, a matéria está apta a prosseguir para a sanção ou veto pelo prefeito Helder Lazarotto.
Tribuna Livre – Nesse espaço, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), Adriana Matias falou sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. A apresentação foi iniciada com o vídeo da música “Canto da Mulher Latino-Americana”, de autoria de Adriana Matias. Na sequência, a convidada falou sobre a Lei Maria da Penha e sobre a luta até a sua promulgação. Falou também sobre a instituição da data comemorativa e contou sua origem. “Após mais de 100 anos, muitas marchas continuam sendo feitas e as reivindicações ainda continuam”. Adriana abordou também sobre as pautas defendidas pelo COMDIM no município. Na sequência, a conselheira Leninha Taurinho comentou que em Colombo há vários movimentos sociais que visam a eliminação da discriminação de gênero em todas as suas formas. Também citou as políticas públicas que o Conselho almeja efetivar no município. “Aproveito essa oportunidade para convidar todos os vereadores a participarem das reuniões. É de extrema importância as suas participações”. Finalizando a apresentação, a gestora Ana Clara falou sobre a rede de proteção existente na cidade. “Muitos avanços ainda precisam acontecer para que haja justiça. Sinto orgulho de trabalhar pela garantia dos direitos das mulheres. Dedico essa tribuna a todas as mulheres colombenses”, finalizou.
Presenças – Estiverem presentes na sessão Bernadete Sopa Heua (mãe do vereador Cezinha Heua); Claudia Heua (irmã); familiares e amigos; o prefeito Helder Lazarotto, o secretário Municipal de Comunicação Social, Onéias Ribeiro de Souza; os ex-vereadores Marquinho Berlesi e Edson Baggio.