156 indicações foram apresentadas na sessão plenária.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Na sessão ordinária desta terça-feira (11), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Colombo recebeu a diretora da Escola e Instituto Pavilhão das Artes, que abordou sobre o tema “A importância da arte e da cultura como ferramenta de transformação social”.
Em sua fala, Ester Schelbauer, falou sobre os projetos e eventos realizados pela instituição no município. Na oportunidade, ela solicitou apoio financeiro por parte da gestão pública municipal e pediu maior reconhecimento e visibilidade para a arte e cultura colombenses.
“Desde 2001, luto para que a cultura tenha o espaço e o respeito que merece nessa cidade. Enfatizo que o instituto é mantido pela própria Escola e Instituto Pavilhão das Artes. Oferecemos bolsas para as crianças, jovens e adolescentes para ingressarem na cultura, oportunizando sua formação integral e desenvolvimento pessoal. Nesses 24 anos, ajudamos mais de 10.000 alunos. Esse projeto ajuda a diminuir as desigualdades sociais e a criar uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, para que isso seja possível, não contamos com nenhuma ajuda pública, financeira ou privada. Nenhum recurso é destinado para nós. A arte é transformadora. Ela é saúde”, disse a diretora.
Indicações – Ainda na sessão plenária, ao todo, foram apresentadas 156 indicações visando aumentar a qualidade de vida da população colombense. Protocolaram essas proposituras o presidente da Casa Legislativa, vereador Joel Bueno (PSD) e os vereadores Ademar Costa (União), Ney Marcelino (Podemos), Bruno Dias (PSB), Maicon Martins (PP), Rodrigo Coradin (PSD), João Agrolombo (PL), Osmair Possebam (PP), Elcio do Aviário (MDB), Tininho Mello (PSD), Kiko (União), Zé Arcie (PL), Pastor Helio Feitosa (PL), Vagner da Viação (PP) e Ratinho Gotardo (PSD).
Esses documentos foram encaminhados para a Prefeitura Municipal e para as secretarias de Educação, Urbanismo, Obras e Viação, Agricultura, Abastecimento e Agronegócio, Esporte e Lazer, Planejamento, Inovação e Tecnologia, Governo, Meio Ambiente, Trânsito e Ordem Pública, Saúde, Administração, Fazenda e Turismo.
Uma indicação foi enviada ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), uma encaminhada à Urbanização de Curitiba – URBS e duas direcionadas para a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).
Explicações Pessoais – Os vereadores destacaram temas importantes para o município, com destaque para os impactos das chuvas na cidade, o reajuste do auxílio-alimentação dos servidores municipais e a situação dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).