Indicações e projetos de lei do Legislativo dominam a pauta na CMC

Além das indicações, cinco projetos do Poder Legislativo Municipal iniciaram tramitação na Casa de Leis.

Reunidos na tarde desta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Colombo realizou mais uma sessão ordinária, sob a presidência do vereador Joel Bueno (PSD). Na pauta da Ordem do Dia, estiveram diversas indicações e cinco projetos de lei oriundos do Poder Legislativo colombense. Foram também aprovados a concessão de votos de congratulações e de pesar.

Proposto pelo vereador Pastor Helio Feitosa (PL), o PL do Legislativo 1144/2025 dispõe a instituição da Marcha para Jesus no âmbito do município de Colombo, revogada a Lei Municipal nº 1.546, de 31 de agosto de 2020 e dá outras providências.”

Protocolado pelo vereador Ademar Costa (União), o PL do Legislativo 1146/2025 dispõe sobre a proibição de comercialização de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro em eventos quando da necessidade de utilização de espaço público no âmbito do município e dá outras providências.

Outro projeto divulgado foi o PL do Legislativo 1147/2025, do vereador Maicon Martins, que institui o Dia Municipal do Coletor Domiciliar e do Gari. A pauta completa da Ordem do Dia está disponível em Edital das Sessões.

Do vereador Ney Marcelino (Podemos), o PL do Legislativo 1148/2025 denomina a praça pública presente na esquina entre as ruas Felipe Soppa e Aníbal Feliciano dos Santos no núcleo informal consolidado, conhecido como Vila Nova, no bairro Roça Grande, como “Praça Futuro da Vila”.

Entre os cinco projetos que iniciaram tramitação na Casa Legislativa está o PL do Legislativo 1149/2025 declara de utilidade pública a Associação Esportiva Colombo Futsal Feminino. A propositura é de iniciativa do vereador Ratinho Gotardo (PSD).

Indicações – O Plenário apreciou 50 indicações legislativas com demandas importantes para a comunidade colombense. Esses documentos foram encaminhados aos setores competentes. Assinaram essas proposituras os vereadores Hélio Feitosa (PL), Ney Marcelino (Podemos), Tininho Mello (PSD), Zé Arcie (PL), Bruno Dias (PSB), Ratinho Gotardo (PSD), Ademar Costa (União), Kiko (União), João Agrolombo (PL) e Maicon Martins (PP).

Pequeno Expediente – O vereador Maicon Martins (PP) apresentou as emendas parlamentares obtidas para o município. Na ocasião, o parlamentar questionou a demora na resposta do ofício 003/2025, enviado no mês de janeiro, para a secretária Municipal de Saúde, referente aos recursos financeiros enviados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

Tribuna Livre – Esse espaço foi utilizado pela professora Silmara Aparecida Mayer para explanar e convidar os parlamentares para a 2ª Edição do Café do Bem. Também a diretora da APAE, Fabiane Tomo, destacou o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Outros assuntos – Em seus discursos livres, os vereadores falaram sobre o autismo, a melhoria da infraestrutura da APAE, emendas parlamentares, indicação sobre a Praça Futuro da Vila, sugestões dos munícipes sobre a lei de diretrizes orçamentárias 2026, mudança de nomenclatura da Guarda Municipal, secretaria Municipal de Trânsito, acessibilidade e castração de animais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *