Tribuna Livre – Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (18) realizada na Câmara Municipal de Colombo foi oportunizado espaço na tribuna livre para falar sobre o movimento Outubro Rosa.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (18), realizada na Câmara Municipal de Colombo, foi oportunizado espaço na tribuna livre para a pastora e coordenadora do Grupo Missionário de Mulheres da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) do Paraná, Sumaia Gharib Dicalo, para falar sobre o movimento “Outubro Rosa”, atendendo ao convite feito pelo vereador Pastor Carlinhos (PP).

Iniciando sua apresentação, Sumaia aproveitou o momento e relatou a sua experiencia e a cura do câncer de mama por duas vezes, aos 26 e 36 anos de idade. “Quando eu fui acometida pelo câncer, tinha três filhos pequenos. É uma caminhada árdua. Naquela época, aos 26 anos de idade, os médicos não tinham me dado muita esperança dizendo o quanto era agressivo. O tratamento não era tão avançado como está atualmente. Não foi fácil a caminhada, fazer a cirurgia e as sessões de quimioterapia e radioterapia”, comentou.

Após 10 anos, quando diagnosticada novamente com a doença, a convidada atravessou uma fase difícil em sua vida. “Aos 36 anos, enfrentei uma nova batalha contra o câncer de mama. Fiz o exame e o médico constatou um nódulo que eu não havia percebido. Essa segunda situação foi muito mais difícil do que a primeira. Eram dois cânceres diferentes na mesma mama e muito mais agressivos. Meu diagnóstico foi de que eu não iria sobreviver, mas hoje estou aqui contando o meu testemunho”.

Encerrando sua participação, Sumaia enfatizou a importância de acreditar na cura e no diagnóstico precoce para que a cura seja obtida. “Foram muitas as dificuldades, mas nunca deixei de confiar e acreditar. A fé tem papel fundamental. Você olha diante da dificuldade e até desanima. Sempre digo e destaco a importância do diagnóstico precoce. Devemos nos tocar e nos conhecer por amor. O câncer tem cura, mas precisamos ter a prevenção e o diagnóstico precoce”, enfatizou.

“Devemos nos tocar por amor. O câncer tem cura, mas precisamos ter a prevenção e o diagnóstico precoce”,
enfatizou Sumaia.
(Foto: Silmara Portes/CMC)

Os vereadores Anderson Prego (PT), Fabinho Bugalski (PSD) e Pastor Carlinhos (PP) citaram a importância de as pessoas em tratamento poderem contar com o apoio dos amigos, familiares e da religião e o relato de quem já passou pela doença, como é o caso da Sumaia.

🎀 Outubro Rosa – Outubro Rosa é uma campanha internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama, e, mais recentemente, os outros canceres femininos, como o de colo de útero e vaginal. A ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando movimento e fortalecimento na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. No Brasil, a iniciativa chegou em 2002. O tumor é o segundo mais incidente em mulheres e o de maior mortalidade das brasileiras. O câncer de mama tirou a vida de cerca de 16 mil mulheres em 2019 e, somente em 2021, foram detectados no país 66.280 novos casos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar de a campanha ser mais direcionada às mulheres, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. A média é de um homem a cada 15 mulheres. Nas mulheres, corresponde a 29,7% do total de cânceres no público feminino. Mais informações podem ser obtidas no site do movimento.

Período de Pauta – Em segundo período de pauta está o PL do Executivo 30/2022 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2023.

Divulgação – Três novos projetos do Executivo Municipal iniciaram tramitação na CMC, sendo que dois deles foram aprovados em plenário para tramitação em regime de urgência (PLs 39/2022 e 40/2022). O PL 38/2022 autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, crédito adicional suplementar. Outra proposta (PL 39/2022) dispõe sobre a autorização de parcelamento dos débitos da Colombo Previdência com o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP. Já o PL 40/2022 autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, crédito adicional especial.

Votação Única – Aprovado em votação única, o Projeto de Decreto Legislativo 111/2022 autoriza o Prefeito Municipal, Helder Luiz Lazarotto, a ausentar-se do município e do país.

Emendas – Ainda na sessão ordinária, foram divulgadas duas emendas aditiva e supressiva ao PL do Executivo 34/2022. Ambas as proposituras são de autoria do vereador Professor Roger (Republicanos).

Indicações – Foram elaboradas sete indicações que foram encaminhadas aos órgãos competentes para que as devidas providências sejam tomadas. A íntegra da pauta da Ordem do Dia está disponível em Edital das Sessões.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *