O Plenário da Câmara Municipal de Colombo realizou, nesta terça-feira (01), a primeira sessão ordinária do mês de novembro. Uma matéria do Legislativo entrou na pauta para votação única e trata sobre o valor da gratificação. As outras proposições são indicações parlamentares e projetos de lei do Executivo.

(Foto: Silmara Portes/CMC)
Na tarde desta terça-feira (01) foi realizada a primeira sessão ordinária do mês de novembro na Câmara Municipal de Colombo. Na Ordem do Dia, os parlamentares da 18ª Legislatura apreciaram 20 proposituras. Os encontros acontecem às terças-feiras, com transmissão pelo canal da CMC no YouTube e podem ser acompanhadas, de forma presencial, no Plenário da Casa de Leis.
Durante a 37ª sessão ordinária do exercício de 2022, a tribuna livre recebeu a empreendedora e representante das Amigas Empreendedoras de Colombo, Sheila Gomes, que apresentou as atividades sociais da entidade. A participação atendeu o convite do vereador Professor Roger (Republicanos).
“O grupo surgiu em 2021. Muitas de nós gerenciam o seu próprio negócio e outras atividades. As mulheres enfrentam lutas e dificuldades na realização de seus sonhos. A luta diária torna as mulheres corajosas, guerreiras e parceiras. Com determinação é que trabalhamos pelos nossos empreendimentos. Nosso objetivo principal é poder ajudar outras mulheres que passaram por algum momento difícil na vida. Integramos em uma rede de apoio. Contamos com uma rede de assistência jurídica e psicológica. O grupo também conduz alguns projetos sociais. A nossa missão e a nossa bandeira é levantar mulheres”, enfatizou a convidada.
Líder do governo na Câmara, o vereador Professor Roger (Republicanos), destacou que o Sheila representa um grupo de mulheres que se uniu em um projeto de autoajuda e ajuda mútua. Destacou também que as mulheres também divulgam o trabalho das outras, sem concorrência, e que já há projetos sociais, com ideia de cooperativismo. “O projeto está crescendo cada vez mais e ajudando outros projetos sociais. A representação feminina no município de Colombo é importantíssima. Quero parabenizar o trabalho realizado”.
Pequeno Expediente – O resultado da eleição presidencial ocorrida no último domingo (30) foi o tema do discurso do vereador Anderson Prego (PT). Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente, fato comemorado pelo parlamentar. “Venho saudar e realçar a importância do pleito que aconteceu nesse último domingo. Foi um dos dias mais importantes para a democracia. O presidente eleito quer unir os brasileiros. Ele será o presidente de todos e não somente daqueles que nele votaram. Quero frisar que não haverá censura às mídias, nem fechamento de igrejas. O governo estará aberto às críticas e buscará clareza nas políticas públicas. Tem o anseio de resgatar a alegria de sermos brasileiros e fraternos. Seu compromisso será com a melhoria de vida da população no país”, destacou Prego.
Segunda Votação – Com 16 votos favoráveis e nenhum contrário, o Plenário da Câmara aprovou em segunda e definitiva votação o PL do Executivo 38/2022 e Emenda Modificativa. O projeto em pauta autoriza o Executivo Municipal a abrir junto ao orçamento geral do corrente ano, crédito adicional suplementar. A propositura segue agora para sanção ou veto da Prefeitura Municipal.
Divulgação– Uma proposição, protocolada pelo Poder Executivo, iniciou tramitação na Casa de Leis para que seja apreciado em Plenário em dois turnos de discussão e votação. A Emenda ao Projeto de Lei do Executivo nº 35/2022 altera o art. 11, § 2º da Lei 78/1984, que dispõe sobre as eleições para o cargo de diretor das unidades educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino. Ainda na sessão plenária, O Legislativo colombense divulgou outra propositura com tramitação em regime de urgência (PL do Legislativo 1065/2022), elaborada pela Mesa Diretiva, que estabelece o valor da gratificação prevista no art. 31 da Lei 1.668/2022.
Indicações – Vale destacar que as 16 proposituras apresentadas na reunião legislativa visam atender aos anseios dos cidadãos colombenses. Todas as indicações foram encaminhadas aos órgãos competentes. Para mais informações sobre as matérias apreciadas, consulte o Edital das Sessões.
