Em pauta no Plenário: moradores de rua e reunião com a Secretaria de Obras marcam sessão de terça-feira (23)

Os vereadores também comentaram sobre outros temas.

Em pauta no Plenário reúne os principais comentários feitos pelos vereadores durante a explicação pessoal da sessão ordinária de terça-feira (23).

Reunião com Secretaria de Obras e Viação e moradores de rua concentraram parte dos pronunciamentos. Também foram abordados temas como pavimentação e meio ambiente.

Bruno Dias (PSB) avisou que foi encontrada uma pessoa em óbito no viaduto da BR-116, perto do bairro Mauá. Falou que a provável causa foi a hipotermia. Disse que o município oferece trabalho de acolhimento através do Centro POP. Mencionou que o Instituto Mentes e Cores está realizando um levantamento de todas as crianças neurodivergentes na escola. Falou que o diagnóstico precoce é de extrema importância e que isso ajudará na elaboração de políticas públicas.

Ney Marcelino (Podemos) falou da reunião realizada com a Secretaria Municipal de Obras e Viação sobre o andamento das obras de pavimentação. Informou que importantes pontos foram esclarecidos. Disse que na semana passada, no bairro Roça Grande, teve a ação da Colombo Mais Limpa. 

Renato da Farmácia (Novo) enfatizou a importância da reunião com a Secretaria de Obras. Falou que as secretarias têm acompanhado o trabalho dos vereadores e que as pastas têm convocado os parlamentares para reuniões. Disse que fez um ofício sobre a questão dos cabos de fiação de telefonias soltos no município.

Tininho Mello (PSD) comentou que seria interessante que os vereadores tivessem acesso aos cronogramas de trabalhos realizados pela Prefeitura. Disse que esteve em contato com a Secretaria de Educação sobre a obra na Escola Ernesto Ferreira Santiago. Falou que conversou com o pessoal do Social para dar uma assistência maior aos moradores de rua. Mencionou que a Rua Terezinha de Jesus Lopes está sendo pavimentada.

Ratinho Gotardo (PSD) abordou sobre a indicação 598/2026 que trata de criação de abrigo municipal de animais vítimas de acidentes, maus tratos ou abandono. Pediu para que a Prefeitura Municipal apresente uma resposta.

Anderson Prego (PT) também falou sobre as pessoas que estão em situação de rua e vulnerabilidade social. Citou que o município possui apenas um Centro POP, localizado no bairro Maracanã. Abordou também a reunião sobre as obras de pavimentação. Mencionou que a Secretaria de Obras tem notificado as empresas licitadas para realizarem os serviços e que cronogramas serão disponibilizados. Disse que a função dos vereadores é fiscalizar e cobrar.

Maicon Martins (PP) agradeceu em nome do prefeito Helder Lazarotto a participação dos vereadores na reunião com a Secretaria de Obras. Disse que vai ser repassado aos parlamentares um cronograma das pavimentações. Falou sobre o Mutirão de Empregos que ocorreu na Igreja Santa Terezinha. Mencionou que Colombo é o segundo município a gerar mais empregos. Parabenizou os secretários envolvidos. Reclamou que a Sanepar interrompeu o abastecimento de água por três dias. Informou que haverá um servidor responsável para lidar diretamente com a Sanepar.

Zé Arcie (PL) agradeceu a Secretaria de Meio Ambiente por ajudar em um problema no Posto de Saúde do bairro Capivari. Um cachorro abandonado mordia as pessoas que frequentavam o posto. Manifestou contentamento pela licitação de pavimentação para três ruas da área rural.

Joel Bueno (PSD) agradeceu a participação dos vereadores na reunião com a Secretaria de Obras e Viação. Disse que tudo que se fala na Casa de Leis é para construção. Falou que espera que as coisas agora andem mais rapidamente e transparentes.